Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado não baixa e já desaloja em Ji-Paraná (RO)


Gente de OpiniãoCom a previsão de muita chuva nas principais cabeceiras nas próximas 72 horas, o alerta é geral em Ji-Paraná que pode enfrentar uma das maiores enchentes dos últimos anos.

Daniel Panobianco - Janeiro é mês de chuva em Rondônia. De chuva, mas não de enchente. As águas que alimentam as cabeceiras dos rios, por ciclo natural, primeiro deixam o solo encharcado para só depois provocar a subida no nível dos mesmos.Mas isso não está acontecendo este ano; Isso porque o período de seca em 2009, que normalmente vai de maio até outubro, não teve estiagem significativa ou falta de chuvas e por isso o solo na região vem acumulando umidade há meses.O resultado pode ser comprovado agora; Enchente em diversos municípios em um mês de janeiro. A situação do rio Machado, ao longo de sua formação, desde as terras em Vilhena até Ji-Paraná, preocupa.O nível do rio, que atingiu 10,52 metros na madrugada de domingo, hoje pela manhã estava em 10,43 metros, muito acima da cota de alerta que é de 9,78 metros, segundo a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas)Diversas famílias dos bairros Primavera, Urupá, Casa Preta, São Francisco, Dom Bosco e Duque de Caxias já saíram de suas casas devido aos alagamentos.De acordo com a COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), pouco mais de 10 famílias deixaram suas casas, mas outras tantas estão convivendo com água até o joelho, mas teimam em deixar suas residências com medo de roubos.Ao que depender da previsão meteorológica, os moradores dos bairros agora atingidos pela cheia terão de deixar suas casas às pressas, pois o volume de chuva esperado até sexta-feira é muito alto e deverá cair, principalmente nas cabeceiras, podendo elevar o nível do Machado em Ji-Paraná em até quase 11 metros, o que seria uma enchente recorde em um mês de janeiro.Normalmente, marcas acima de 11 metros foram registradas apenas em março e abril.Nas últimas 24 horas choveu em Vilhena 76 milímetros, de acordo com dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Esta água já está em curso descendo para o rio Machado, o que deverá manter o nível do mesmo em Ji-Paraná oscilando entre 10,30 metros e 10,45 metros, caso nenhuma chuva caia nos demais rios afluentes. Se por ventura voltar a chover na região da Zona da Mata e em Pimenta Bueno, Ji-Paraná poderá estar diante de uma das maiores cheias de que se tem registro.A previsão dos modelos de previsão numérica dos institutos indica até 150 mm de chuva nos próximos 7 dias no centro-sul de Rondônia.

Dados: ANA - INMET - CPTEC/INPE - COMDEC
Fonte: De Olho No Tempo
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)