Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado está acima da média há um mês em Ji-Paraná (RO)



Com a continuidade das chuvas, o nível do rio Machado pouco se alterou nos últimos 30 dias mantendo o limite acima da cota de alerta em Ji-Paraná.

Daniel Panobianco – Para quem esperava um final de mês de março tranquilo em Ji-Paraná, com relação às enchentes, o melhor é torcer para que a chuva torrencial e intermitente pare de cair nas cabeceiras, pois o rio já deu sinais de que volta a subir com rapidez.

O maior nível registrado em 2010 foi de 11,46 metros no dia 16 de fevereiro, pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas), que armazena os dados transmitidos via satélite pelo sistema Hidroweb.  

Gente de Opinião

Em 2009, o nível do Machado alcançou 11,45 metros no dia 26 de fevereiro também provocando alagamentos de grandes proporções. Nos últimos dois anos, pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas pela enchente em 8 bairros da cidade. O comércio em si da Avenida Transcontinental na face leste da cidade (Segundo Distrito) foi o setor que mais teve prejuízos com os alagamentos, sem contar as familias que ficaram desabrigadas.

O nível normal do rio Machado, segundo a ANA, é de 9,09 metros e quando alcança 9,78 metros é decretado estado de atenção, pois devido ao leito baixo, os bairros mais costeiros começam a sofrer as influências das cheias.

Este ano, desde o dia 11 de fevereiro, quando o nível subiu para 9,86 metros, a régua não sai do patamar de alerta para enchentes em Ji-Paraná. Quando a mesma ultrapassa os 10,50 metros, o processo de enchente ocorre em questão de horas inundando de uma só vez mais de 2500 propriedades.

As chuvas intensas que caíram na Zona da Mata neste domingo irão refletir de imediato no nível do rio Machado em Ji-Paraná, que já sobe 2 centímetros a cada hora. A cota para enchentes pode ser alcançada mais uma vez até a metade da semana obrigando milhares de familias a deixarem suas casas pela segunda vez este ano.

Dados: CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç