Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado está acima da média há um mês em Ji-Paraná (RO)



Com a continuidade das chuvas, o nível do rio Machado pouco se alterou nos últimos 30 dias mantendo o limite acima da cota de alerta em Ji-Paraná.

Daniel Panobianco – Para quem esperava um final de mês de março tranquilo em Ji-Paraná, com relação às enchentes, o melhor é torcer para que a chuva torrencial e intermitente pare de cair nas cabeceiras, pois o rio já deu sinais de que volta a subir com rapidez.

O maior nível registrado em 2010 foi de 11,46 metros no dia 16 de fevereiro, pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas), que armazena os dados transmitidos via satélite pelo sistema Hidroweb.  

Gente de Opinião

Em 2009, o nível do Machado alcançou 11,45 metros no dia 26 de fevereiro também provocando alagamentos de grandes proporções. Nos últimos dois anos, pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas pela enchente em 8 bairros da cidade. O comércio em si da Avenida Transcontinental na face leste da cidade (Segundo Distrito) foi o setor que mais teve prejuízos com os alagamentos, sem contar as familias que ficaram desabrigadas.

O nível normal do rio Machado, segundo a ANA, é de 9,09 metros e quando alcança 9,78 metros é decretado estado de atenção, pois devido ao leito baixo, os bairros mais costeiros começam a sofrer as influências das cheias.

Este ano, desde o dia 11 de fevereiro, quando o nível subiu para 9,86 metros, a régua não sai do patamar de alerta para enchentes em Ji-Paraná. Quando a mesma ultrapassa os 10,50 metros, o processo de enchente ocorre em questão de horas inundando de uma só vez mais de 2500 propriedades.

As chuvas intensas que caíram na Zona da Mata neste domingo irão refletir de imediato no nível do rio Machado em Ji-Paraná, que já sobe 2 centímetros a cada hora. A cota para enchentes pode ser alcançada mais uma vez até a metade da semana obrigando milhares de familias a deixarem suas casas pela segunda vez este ano.

Dados: CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)