Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado está acima da média há um mês em Ji-Paraná (RO)



Com a continuidade das chuvas, o nível do rio Machado pouco se alterou nos últimos 30 dias mantendo o limite acima da cota de alerta em Ji-Paraná.

Daniel Panobianco – Para quem esperava um final de mês de março tranquilo em Ji-Paraná, com relação às enchentes, o melhor é torcer para que a chuva torrencial e intermitente pare de cair nas cabeceiras, pois o rio já deu sinais de que volta a subir com rapidez.

O maior nível registrado em 2010 foi de 11,46 metros no dia 16 de fevereiro, pela régua da estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas), que armazena os dados transmitidos via satélite pelo sistema Hidroweb.  

Gente de Opinião

Em 2009, o nível do Machado alcançou 11,45 metros no dia 26 de fevereiro também provocando alagamentos de grandes proporções. Nos últimos dois anos, pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas pela enchente em 8 bairros da cidade. O comércio em si da Avenida Transcontinental na face leste da cidade (Segundo Distrito) foi o setor que mais teve prejuízos com os alagamentos, sem contar as familias que ficaram desabrigadas.

O nível normal do rio Machado, segundo a ANA, é de 9,09 metros e quando alcança 9,78 metros é decretado estado de atenção, pois devido ao leito baixo, os bairros mais costeiros começam a sofrer as influências das cheias.

Este ano, desde o dia 11 de fevereiro, quando o nível subiu para 9,86 metros, a régua não sai do patamar de alerta para enchentes em Ji-Paraná. Quando a mesma ultrapassa os 10,50 metros, o processo de enchente ocorre em questão de horas inundando de uma só vez mais de 2500 propriedades.

As chuvas intensas que caíram na Zona da Mata neste domingo irão refletir de imediato no nível do rio Machado em Ji-Paraná, que já sobe 2 centímetros a cada hora. A cota para enchentes pode ser alcançada mais uma vez até a metade da semana obrigando milhares de familias a deixarem suas casas pela segunda vez este ano.

Dados: CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)