Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado atinge cota de alerta em Ji-Paraná: 6,35 metros



O período de seca na Região Norte é marcado pela drástica descida de diversos rios, fundamentais para a navegação e sobrevivência de comunidades ribeirinhas.

Daniel Panobianco – O nível do rio Machado, em Ji-Paraná, atingiu na noite deste sábado (02), o menor nível do ano e já classificado pela ANA (Agência Nacional de Águas), como cota de alerta, quando o nível não sobe mais que 6,36 metros. Desde o término das chuvas, ainda em abril, o rio vem descendo rapidamente a cada dia e já começa a prejudicar o tráfego de voadeiras e pequenos barcos. Algumas dragas que retiram a areia no trecho até as proximidades da Reserva Biológica do Jaru (REBIO), na divisa com Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso, também já estão com problemas de drenagem e escoamento via fluvial, devido a grande quantidade de pedras que o rio tem.

O rio Machado não transbordou este ano, ao contrário de anos anteriores, como em 2005, quando o nível máximo medido na mesma plataforma de coleta de dados da ANA chegou a 13 metros. Este ano, o nível máximo do rio foi de 10,38 metros no dia 6 de fevereiro. De lá para cá, não houve sequer o chamado repiquete, quando as águas voltam a aumentar no final do inverno amazônico. O déficit de chuva na região central de Rondônia passa de 500 milímetros, segundo dados de consenso do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP.

Se por um lado o nível baixo do Machado prejudica a navegação local e o sustento de milhares de famílias ribeirinhas, por outro ajuda nas obras de alargamento sobre a ponte. Com as construções das pilastras dos dois lados, quanto menor for o nível d' água mais ágil será o trabalho, segundo informações da construtora que realiza as obras.

Dados: ANA
Fonte/foto de Arquivo: De olho no tempo

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos