Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Guaporé tem a maior cheia dos útimos 10 anos em Pimenteiras do Oeste (RO)


 
Desde 1999, que o nível do rio não atingia a marca de 7,50 metros. Diversas comunidades no interior estão completamente isoladas do restante do Estado. Em solo boliviano, a chuva atingiu até 200 mm em apenas 48 horas.

Daniel Panobianco - A chuva cai demasiadamente no leste da Bolívia em parte de Mato Grosso e de Rondônia. Somente nas últimas 48 horas, o SENAMHI (Serviço de Meteorologia e Hidrologia da Bolívia) registrou em suas estações, mais de 200 milímetros de chuva no Departamento de Santa Cruz, que faz fronteira com o Brasil no Estado de Rondônia. Várias comunidades bolivianas estão totalmente alagadas e cidades isoladas devido ao transbordamento de lagos, que nesta área é maior que a concentração de rios.

Com tanta chuva registrada em solo boliviano, mais as precipitações observadas nos últimos 2 dias entre o extremo oeste de Mato Grosso, região de Vila Bela da Santíssima Trindade e no extremo sul de Rondônia, entre os municípios de Cabixi e Pimenteiras do Oeste, a cheia do rio Guaporé atingiu na manhã desta quinta-feira (09) o maior nível desde 1999 na estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), instalada em Pimenteiras do Oeste.

Às 7 horas (local), a régua marcou 7,50 metros, cerca de 1,12 metros acima do nível normal que é de 6,38 metros. Parece pouco, mas como o relevo da região é muito baixo, praticamente uma planície alagada, típica de regiões pantanosas, uma elevação dessa magnitude provoca um estrago significativo na região.

Em todo o município de Pimenteiras do Oeste, estradas e vias de acesso às fazendas estão completamente alagadas. Os córregos, riachos e igarapés não estão dando vazão à água rumo ao Guaporé, por isso, muitos estão transbordando até o limite com o município de Cerejeiras. No município de Cabixi, que faz fronteira com o Mato Grosso e a Bolívia, não se chega mais em fazendas situadas próximo ao rio Guaporé. "A área virou um pantanal enorme onde só se chega de barco ou avião", conta o pecuarista Percival Machado, de Vilhena, que tem propriedade em Cabixi.

Segundo ainda o pecuarista, tentar atravessar as áreas alagadas é um enorme risco, pois muitas pontes e bueiros foram arrastadas pela correnteza do Guaporé. Na zona urbana de Pimenteiras do Oeste, a enchente não atingiu a proporção de 2008, quando quase que a totalidade dos poucos mais de 2500 habitantes foram castigados pela cheia, pois o córrego que passava dentro da cidade foi desviado através de uma obra de drenagem. Por isso, a população foi poupada de uma que poderia ser, a maior enchente da história já vista em Pimenteiras do Oeste.

Para se ter uma idéia, em 2008, a mesma régua da ANA acusou para o limite máximo do Guaporé de 7,14 metros e agora, já são 7,50 metros.

A área alagadiça alonga-se até o município de Costa Marques, que também faz fronteira com a Bolívia. Em São Francisco do Guaporé, o rio São Miguel isolou o povoado de Santo Antonio, que também se situa às margens do Guaporé, dentro da Reserva Biológica do Guaporé.

Outra área muito alagada detectada pelos sensores do satélite ACQUA da NASA e confirmado pelas autoridades locais é todo o percuso do rio Branco, desde o sul de Alta Floresta d' Oeste até o encontro com o rio Guaporé. Esse rio passa dentro do Parque Indígena Rio Branco, entre São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Alta Floresta d' Oeste.

No posto fiscal Rolim Rolim de Moura do Guaporé, localizado ao sul do município de Alta Floresta d' Oeste, a cheia do Guaporé está impossibilitando a descida de aviões, pois as pistas estão parcialmente alagadas. Na mesma região, só que dentro do município de Alto Alegre dos Parecis, a cheia do rio Mequéns isola parte do Parque Indígena de mesmo nome. As chuvas tanto na Bolívia, quanto no oeste e sul de Rondônia devem continuar por mais algumas semanas.

Dados: ANA - SENAMHI - NASA - ASCOM
Fotos: Aquivo da enchente de 3 de abril de 2008/André Celso - Wilmer Borges -
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sorrisos marcam experiência na Fábrica de Chocolate em Porto Velho

Sorrisos marcam experiência na Fábrica de Chocolate em Porto Velho

As irmãs Emanuela Lima, de 14 anos, e Kethellen Mayara, de 13, chegaram acompanhadas da mãe, a dona de casa Jéssica Nascimento, cheias de expectat

Documentário resgata história da Locomotiva 18 da EFMM

Documentário resgata história da Locomotiva 18 da EFMM

A memória ferroviária de Porto Velho volta a ganhar vida com o lançamento do documentário “Locomotiva 18: a condutora de sonhos”, que será exibido

Documentário da Locomotiva 18 emociona portovelhense na estreia

Documentário da Locomotiva 18 emociona portovelhense na estreia

O apito de um trem que silenciou por décadas voltou a ecoar na tarde da última quarta-feira (01), no Teatro Municipal Banzeiros. O passado e o pre

Enchente do Rio Machado coloca Ji-Paraná em alerta vermelho e mobiliza força-tarefa para atender famílias atingidas

Enchente do Rio Machado coloca Ji-Paraná em alerta vermelho e mobiliza força-tarefa para atender famílias atingidas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando de forma permanente a enchente do Rio Machado, que nesta quarta-fei

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)