Sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 - 18h05
A FESTA DE RÉVEILLON
As grandes festas que são relizadas para se comemorar a virada de ano, que acontecem em diversas cidades de todo o mundo, são eventos que reúnem milhares de pessoas para celebrarem a chegada do dia 1º de janeiro.
Esta grande festa é também chamada de Réveillon, palavra da língua francesa proveniente do verbo “réveiller”, que significa “acordar”, “despertar”. O Réveillon é um ritual universal de vigília festiva noturna, onde todos saúdam o ano que se inicia.
A festa para receber o Novo Ano - a história registra - já era realizada desde 2000 a. C., na Mesopotâmia.
Em outras culturas, que segue outro tipo de calendário que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.
No mundo ocidental, o costume de se festejar o Ano Novo tem origem em um decreto do governador romano Júlio César que, no ano 46 a.C., fixou o 1 de janeiro como sendo o Dia do Ano Novo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, das passagens, dos inícios e fins. Daí deriva o nome do mês “Janeiro”.
Em razão do fuso horário mundial, Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo que celebra o Ano Novo, seguida por Sydney, na Austrália.
É no Brasil, na praia de Copacabana, na maravilhosa cidade do Rio de janeiro que acontece a maior e mais famosa festa de Ano Novo, onde se encontram 2 milhões de brasileiros e turistas do mundo inteiro, para aplaudir a virada de ano e uma grande queima de fogos de artifício.
Outro dado relacionado à tradição brasileira é o fato das pessoas se vestirem de cor branca, simbolizando a paz, para receber o Novo Ano, hábito que tem origem na cultura africana.
RÉVEILLON DA FRONTEIRA
Em Guajará-Mirim, a festa realizada para celebrar a virada de ano acontece tradicionalmente no Bancrévea Club. É organizada pela equipe do Bloco Tô Na Night que, inclusive, também é responsável pela realização do tradicional carnaval Fora de Época da Pérola do Mamoré.
O Réveillon do Bancrévea Club é uma festa que há décadas vem se consolidando como uma grandiosa tradição de final de ano do Município de Guajará-Mirim, onde se reúnem a população da cidade, de outros municípios dos Estados de Rondônia, do Acre e do Amazonas, assim como, nossos patrícios bolivianos que, nesta data, deixam de lado as diferenças lingüísticas e culturais para curtirem e celebrarem, todos juntos, a explosão de alegria, prazer e paz que é o Réveillon da Fronteira.
Fonte: Ariel Argobe
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada