Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Réveillon da Fronteira



A FESTA DE RÉVEILLON

As grandes festas que são relizadas para se comemorar a virada de ano, que acontecem em diversas cidades de todo o mundo, são eventos que reúnem milhares de pessoas para celebrarem a chegada do dia 1º de janeiro.

Esta grande festa é também chamada de Réveillon, palavra da língua francesa proveniente do verbo “réveiller”, que significa “acordar”, “despertar”. O Réveillon é um ritual universal de vigília festiva noturna, onde todos saúdam o ano que se inicia.

A festa para receber o Novo Ano - a história registra - já era realizada desde 2000 a. C., na Mesopotâmia.

Em outras culturas, que segue outro tipo de calendário que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

No mundo ocidental, o costume de se festejar o Ano Novo tem origem em um decreto do governador romano Júlio César que, no ano 46 a.C., fixou o 1 de janeiro como sendo o Dia do Ano Novo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, das passagens, dos inícios e fins. Daí deriva o nome do mês “Janeiro”.

Em razão do fuso horário mundial, Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo que celebra o Ano Novo, seguida por Sydney, na Austrália.

É no Brasil, na praia de Copacabana, na maravilhosa cidade do Rio de janeiro que acontece a maior e mais famosa festa de Ano Novo, onde se encontram 2 milhões de brasileiros e turistas do mundo inteiro, para aplaudir a virada de ano e uma grande queima de fogos de artifício.

Outro dado relacionado à tradição brasileira é o fato das pessoas se vestirem de cor branca, simbolizando a paz, para receber o Novo Ano, hábito que tem origem na cultura africana.

RÉVEILLON DA FRONTEIRA

Em Guajará-Mirim, a festa realizada para celebrar a virada de ano acontece tradicionalmente no Bancrévea Club. É organizada pela equipe do Bloco Tô Na Night que, inclusive, também é responsável pela realização do tradicional carnaval Fora de Época da Pérola do Mamoré.

O Réveillon do Bancrévea Club é uma festa que há décadas vem se consolidando como uma grandiosa tradição de final de ano do Município de Guajará-Mirim, onde se reúnem a população da cidade, de outros municípios dos Estados de Rondônia, do Acre e do Amazonas, assim como, nossos patrícios bolivianos que, nesta data, deixam de lado as diferenças lingüísticas e culturais para curtirem e celebrarem, todos juntos, a explosão de alegria, prazer e paz que é o Réveillon da Fronteira.

Fonte: Ariel Argobe

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce