Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Reunião define melhorias em escola de Santa Luzia


O Ministério Público de Rondônia promoveu no último dia 19 reunião com o Prefeito e Secretários Municipais de Educação e de Planejamento de Santa Luzia do Oeste, com o intuito de estabelecer medidas destinadas à melhoria das condições estruturais do imóvel onde funciona a pré-escola do Município.

Segundo a Promotora de Justiça Jovilhiana Orrigo Ayricke, existe Procedimento Preparatório na Promotoria da Comarca, por meio do qual foram colhidas informações técnicas sobre a necessidade de providências por parte da Prefeitura, com relação à garantia da segurança dos alunos, professores e demais servidores que trabalham no imóvel, que apresenta diversos problemas estruturais,sendo parte construída em madeira.

Após a exposição dos resultados obtidos em vistoria do Corpo de Bombeiros e de Engenheiro Civil, realizadas por solicitação do Ministério Público, foi constatado que parte do imóvel não atende às condições de segurança, nem é adequada ao desenvolvimento de atividades de ensino fundamental, devido à precariedade de parte das instalações.

O Município de Santa Luzia do Oeste comprometeu-se a implementar adequações no prazo de até 15 dias, conforme laudos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária Municipal, a fim de que sejam estabelecidas condições mínimas de segurança para o início do ano letivo de 2012. Além disso, comprometeu-se a apresentar, no prazo máximo de 30 dias, um cronograma das atividades de construção de mais duas salas em alvenaria e de um muro no local, visando a desativação futura das salas construídas em madeira. Isso, sem prejuízo de outras adequações necessárias, com croqui já elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

No caso de não cumprimento das obrigações assumidas, o Ministério Público poderá ingressar com ação judicial cabível, pleiteando o cumprimento da obrigação de fazer consistente na disponibilização de outro espaço adequado e na realização de obra capaz de atender à educação infantil, segundo os ditames legais, além da correspondente ação de responsabilização civil dos envolvidos, por ato de improbidade administrativa.

Fonte: Promotoria de Santa Luzia do Oeste

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)