Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Reunião define medidas para melhorar condições da Casa de Detenção de Ariquemes



A Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques, titular da Promotoria de Execuções Penais e Fiscalização dos Presídios da Comarca de Ariquemes, e o Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, Diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO-CRI), estiveram reunidos na segunda-feira (5/7) com o secretário-adjunto de Justiça do Estado de Rondônia, João Bosco, para discutir as condições de funcionamento da Casa de Detenção de Ariquemes e as providências imediatas a serem tomadas pela Secretaria de Justiça (Sejus) quanto aos danos causados à unidade no dia 30 de junho, após uma rebelião.


Entre as medidas definidas, foi estabelecido um prazo, que se expirou na terça-feira (6/7), para que os reeducandos que estavam recolhidos no pátio da Casa de Detenção de Ariquemes fossem reconduzidos às celas, as quais já estavam sendo reparadas com relação aos danos causados durante a rebelião.

Foi estabelecido também um prazo de 30 dias para conclusão da construção de cinco celas na Casa de Detenção, com advertência para, no caso de não cumprimento do prazo para a entrega da obra, a possibilidade de interdição total da unidade prisional, considerando que já há pedido do Ministério Público neste sentido, que aguarda apenas a manifestação do Estado. Após a entrega das novas celas haverá outra reunião com a equipe da Sejus e o Ministério Público, para que sejam discutidas as medidas a serem adotadas para melhoria das condições de funcionamento e adequação à Lei de Execução Penal.

A Sejus se comprometeu a apresentar o cronograma de construção de uma nova penitenciária, com capacidade para 120 presos, a fim de que seja firmado Termo de Ajustamento de Conduta, que será discutido em reunião, a ser marcada.

Também estiveram presentes à reunião no MP o Juiz de Direito da Vara de Execução Penal de Ariquemes, Arlen José Silva de Souza, e representantes da construtora responsável pela construção das cinco celas e da área jurídica e de engenharia da Sejus.

Fonte: Fábia Assumpção MTE/372/AL / MPRO
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)