Terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 09h07
Pelo andamento das obras, a Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Vilhena, será inaugurada em abril. A previsão foi feita pelo presidente desta Corte de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, após visita feita à construção do prédio, naquele município do Sul do Estado, na última sexta-feira (19).
Na fiscalização das obras, o conselheiro presidente esteve acompanhado de outros dois conselheiros: o vice-presidente Valdivino Crispim de Souza e o ouvidor Francisco Carvalho da Silva. A comitiva contou ainda com a presença do secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues, e da técnica de Controle Externo, Valdelice Nogueira.
Na oportunidade, os conselheiros e os servidores tiveram a informação, por parte da empresa responsável pelos trabalhos, de que a obra deve ficar pronta em abril, já que o prédio está recebendo os acabamentos finais. “Ficará faltando apenas a instalação dos equipamentos, para podermos inaugurar a Regional, o que devemos fazer em abril”, disse o presidente José Gomes.
Antes de se dirigir à Regional do TCE, a comitiva fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Vilhena, onde foi recebida pelo prefeito Zé Rover e sua assessoria, além de vereadores. Novamente o gestor e os conselheiros trocaram informações sobre a Regional, destacando sua importância para os jurisdicionados do Sul do Estado.
“A inauguração da Regional do Tribunal só irá melhorar a qualidade de atendimento que já temos dos conselheiros e dos técnicos, reduzindo também custos operacionais e tempo de atendimento, além de permitir aos servidores para cá destacados uma visão mais local das questões que tenhamos necessidade da consultoria”, disse o prefeito Zé Rover.
Concordando com as palavras do chefe do Executivo de Vilhena, o presidente José Gomes disse que a instalação física do TCE nos municípios é uma conquista da sociedade rondoniense. “Trata-se de mais um avanço no programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo, com a construção dessas regionais, uma assistência melhor aos gestores públicos e, consequentemente, à população da região”, destacou.
Já o conselheiro Valdivino Crispim afirmou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação das Secretarias Regionais de Controle Externo do TCE nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé.
O conselheiro Francisco Carvalho da Silva, por sua vez, também destacou o papel pedagógico exercido por esta Corte de Contas: “O Tribunal de Contas tem de fiscalizar, sim. Mas, acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública.”
CACOAL E ARIQUEMES
As visitas e contatos estabelecidos pela comitiva do TCE no interior do Estado começaram na quinta-feira (18), em Ariquemes. O prefeito Confúcio Moura aproveitou a ocasião para mostrar aos conselheiros e aos servidores um terreno, onde pode vir a ser construída a sede da Regional naquele município.
Na sexta-feira, o presidente José Gomes e representantes do TCE se dirigiram para Cacoal, onde foram recebidos pela prefeita em exercício Raquel Carvalho. Eles ainda visitaram as obras da Regional de Cacoal, além do Hospital Regional – este, aliás, tem acompanhamento do TCE-RO por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), em decorrência da compensação ambiental advinda da Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
Fonte: Ascom TCERO
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)