Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Regional do TCE em Vilhena será inaugurada em abril



Pelo andamento das obras, a Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Vilhena, será inaugurada em abril. A previsão foi feita pelo presidente desta Corte de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, após visita feita à construção do prédio, naquele município do Sul do Estado, na última sexta-feira (19).

Na fiscalização das obras, o conselheiro presidente esteve acompanhado de outros dois conselheiros: o vice-presidente Valdivino Crispim de Souza e o ouvidor Francisco Carvalho da Silva. A comitiva contou ainda com a presença do secretário-geral de Administração, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues, e da técnica de Controle Externo, Valdelice Nogueira.

Na oportunidade, os conselheiros e os servidores tiveram a informação, por parte da empresa responsável pelos trabalhos, de que a obra deve ficar pronta em abril, já que o prédio está recebendo os acabamentos finais. “Ficará faltando apenas a instalação dos equipamentos, para podermos inaugurar a Regional, o que devemos fazer em abril”, disse o presidente José Gomes.

Antes de se dirigir à Regional do TCE, a comitiva fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Vilhena, onde foi recebida pelo prefeito Zé Rover e sua assessoria, além de vereadores. Novamente o gestor e os conselheiros trocaram informações sobre a Regional, destacando sua importância para os jurisdicionados do Sul do Estado.

“A inauguração da Regional do Tribunal só irá melhorar a qualidade de atendimento que já temos dos conselheiros e dos técnicos, reduzindo também custos operacionais e tempo de atendimento, além de permitir aos servidores para cá destacados uma visão mais local das questões que tenhamos necessidade da consultoria”, disse o prefeito Zé Rover.

Concordando com as palavras do chefe do Executivo de Vilhena, o presidente José Gomes disse que a instalação física do TCE nos municípios é uma conquista da sociedade rondoniense. “Trata-se de mais um avanço no programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo, com a construção dessas regionais, uma assistência melhor aos gestores públicos e, consequentemente, à população da região”, destacou.

Já o conselheiro Valdivino Crispim afirmou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação das Secretarias Regionais de Controle Externo do TCE nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé.

O conselheiro Francisco Carvalho da Silva, por sua vez, também destacou o papel pedagógico exercido por esta Corte de Contas: “O Tribunal de Contas tem de fiscalizar, sim. Mas, acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública.”

CACOAL E ARIQUEMES

As visitas e contatos estabelecidos pela comitiva do TCE no interior do Estado começaram na quinta-feira (18), em Ariquemes. O prefeito Confúcio Moura aproveitou a ocasião para mostrar aos conselheiros e aos servidores um terreno, onde pode vir a ser construída a sede da Regional naquele município.

Na sexta-feira, o presidente José Gomes e representantes do TCE se dirigiram para Cacoal, onde foram recebidos pela prefeita em exercício Raquel Carvalho. Eles ainda visitaram as obras da Regional de Cacoal, além do Hospital Regional – este, aliás, tem acompanhamento do TCE-RO por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), em decorrência da compensação ambiental advinda da Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
 
Fonte: Ascom TCERO

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam