Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Receita Federal faz nova apreensão de mercadorias



A equipe de Fiscalização e do Núcleo de Administração Aduaneira da Delegacia da Receita Federal de Ji-Paraná realizou, na noite de 12 de dezembro, última quinta-feira, uma operação de fiscalização e apreensão de bebidas em uma casa noturna em Ji-Paraná. A operação foi iniciada a partir de denúncias de que a casa vendia bebida sem o selo de controle do fisco.  

A ação faz parte da operação denominada “ Operação Selo de Bebidas” que iniciou em Rolim de Moura e cidades do interior de Rondônia, durante o mês de novembro. No interior, foram apreendidas mais de 5 toneladas de bebidas com entrada irregular no país.

Em Ji-Paraná a ação está tomando proporção e outros pontos de venda de bebida potencialmente irregular perante o fisco, além de fabricantes de bebidas falsificadas estão sendo investigados e serão alvo de fiscalização.

A importância imediata dessas Operações para a sociedade é a proteção contra produtos contrafeitos (falsificados), além do combate à sonegação do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.


A contrafacção ou falsificação é a imitação ilícita de um produto com marca registrada. Isso tem efeito danoso para toda a sociedade:

        - o consumidor fica exposto a produtos sem controle de qualidade, que representam risco a sua saúde e segurança;
        - comerciantes não conseguem competir com o mercado negro que, comercializando produto falsificado e não pagando tributo, expõe seu produto a um valor bem inferior ao valor de mercado. Isso provoca a estagnação de alguns mercados e muitas vezes a falência de empresas;

Outro efeito danoso está atrelado a sonegação, que reduz a arrecadação do governo. Com menos recurso, o governo realiza menos investimentos em políticas públicas, como saúde, cultura, segurança, educação, entre outros.

Por todas estas razões, o combate à contrafacção e a entrada irregular de mercadoria no país faz parte dos objetivos estratégicos da Receita Federal. Operações como esta seguem ocorrendo em todo o Estado, e é dever do cidadão denunciar estes crimes que afetam toda a sociedade.

As denúncias podem ser anônimas, ligando para a Receita Federal ou ainda se preferir, registrando as informações no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br).  

Fonte: Paloma Nascimento

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)