Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp pede agilização na regularização de terras em Buritis, Campo Novo e N.Mamoré


 
Durante reunião realizada ontem com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Rolf Hackbart, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) conseguiu a reativação do escritório do órgão, em Buritis, e agilização no processo de regularização fundiária dos municípios de Campo Novo, Mamoré, além de Buritis.

A garantia dessas ações para estes municípios foi anunciada pelo próprio presidente do INCRA, na audiência marcada pelo senador Raupp e pelo deputado Natan Donadon, e que contou com as presenças de cerca de 30 pessoas entre presidentes de associações rurais, sindicatos, vereadores, deputados estaduais e o prefeito de Campo Novo, Marcos Roberto.

No encontro, o presidente do INCRA ouviu atentamente os depoimentos dos representantes dos três municípios, do deputado Natan e do senador Valdir Raupp cobrando de forma veemente a presença do Instituto, nas localidades e em todo o estado.

O senador Raupp reclamou da atuação do INCRA, em Rondônia, e disse que somente o presidente do órgão, sediado em Brasília teria condições de resolver a situação fundiária destes municípios, cujos agricultores estão impedidos de produzirem e investirem em suas terras.

“Sem os títulos de seus imóveis rurais os agricultores ficam impedidos de contrair empréstimos junto a bancos oficiais para investimentos na agricultura”, disse o senador ao adiantar que até os programas sociais do governo federal não podem ser implantados nos municípios, em virtude dos litígios fundiários.

O senador agradeceu ao presidente do INCRA pelas medidas anunciadas, a exemplo a reativação do escritório do órgão, em Buritis e a convocação a Brasília, ainda esta semana, do diretor do Instituto, no estado para dar explicações sobre o andamento sobre os processos de regularização das terras nos municípios. “Com a reativação do escritório do INCRA, em Buritis, os agricultores deixarão de se deslocar para Ariquemes ou Porto Velho em busca de uma certidão’, frisou o senador.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)