Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp pede agilização na regularização de terras em Buritis, Campo Novo e N.Mamoré


 
Durante reunião realizada ontem com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Rolf Hackbart, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) conseguiu a reativação do escritório do órgão, em Buritis, e agilização no processo de regularização fundiária dos municípios de Campo Novo, Mamoré, além de Buritis.

A garantia dessas ações para estes municípios foi anunciada pelo próprio presidente do INCRA, na audiência marcada pelo senador Raupp e pelo deputado Natan Donadon, e que contou com as presenças de cerca de 30 pessoas entre presidentes de associações rurais, sindicatos, vereadores, deputados estaduais e o prefeito de Campo Novo, Marcos Roberto.

No encontro, o presidente do INCRA ouviu atentamente os depoimentos dos representantes dos três municípios, do deputado Natan e do senador Valdir Raupp cobrando de forma veemente a presença do Instituto, nas localidades e em todo o estado.

O senador Raupp reclamou da atuação do INCRA, em Rondônia, e disse que somente o presidente do órgão, sediado em Brasília teria condições de resolver a situação fundiária destes municípios, cujos agricultores estão impedidos de produzirem e investirem em suas terras.

“Sem os títulos de seus imóveis rurais os agricultores ficam impedidos de contrair empréstimos junto a bancos oficiais para investimentos na agricultura”, disse o senador ao adiantar que até os programas sociais do governo federal não podem ser implantados nos municípios, em virtude dos litígios fundiários.

O senador agradeceu ao presidente do INCRA pelas medidas anunciadas, a exemplo a reativação do escritório do órgão, em Buritis e a convocação a Brasília, ainda esta semana, do diretor do Instituto, no estado para dar explicações sobre o andamento sobre os processos de regularização das terras nos municípios. “Com a reativação do escritório do INCRA, em Buritis, os agricultores deixarão de se deslocar para Ariquemes ou Porto Velho em busca de uma certidão’, frisou o senador.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Um novo passo na organização das ações ambientais marca esta quarta-feira (18), com a inauguração do Escritório de Governança do Programa União com Mu

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)