Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp pede agilização na regularização de terras em Buritis, Campo Novo e N.Mamoré


 
Durante reunião realizada ontem com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Rolf Hackbart, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) conseguiu a reativação do escritório do órgão, em Buritis, e agilização no processo de regularização fundiária dos municípios de Campo Novo, Mamoré, além de Buritis.

A garantia dessas ações para estes municípios foi anunciada pelo próprio presidente do INCRA, na audiência marcada pelo senador Raupp e pelo deputado Natan Donadon, e que contou com as presenças de cerca de 30 pessoas entre presidentes de associações rurais, sindicatos, vereadores, deputados estaduais e o prefeito de Campo Novo, Marcos Roberto.

No encontro, o presidente do INCRA ouviu atentamente os depoimentos dos representantes dos três municípios, do deputado Natan e do senador Valdir Raupp cobrando de forma veemente a presença do Instituto, nas localidades e em todo o estado.

O senador Raupp reclamou da atuação do INCRA, em Rondônia, e disse que somente o presidente do órgão, sediado em Brasília teria condições de resolver a situação fundiária destes municípios, cujos agricultores estão impedidos de produzirem e investirem em suas terras.

“Sem os títulos de seus imóveis rurais os agricultores ficam impedidos de contrair empréstimos junto a bancos oficiais para investimentos na agricultura”, disse o senador ao adiantar que até os programas sociais do governo federal não podem ser implantados nos municípios, em virtude dos litígios fundiários.

O senador agradeceu ao presidente do INCRA pelas medidas anunciadas, a exemplo a reativação do escritório do órgão, em Buritis e a convocação a Brasília, ainda esta semana, do diretor do Instituto, no estado para dar explicações sobre o andamento sobre os processos de regularização das terras nos municípios. “Com a reativação do escritório do INCRA, em Buritis, os agricultores deixarão de se deslocar para Ariquemes ou Porto Velho em busca de uma certidão’, frisou o senador.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)