Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Promotoria investiga crime ambiental em alto Paraiso


O Promotor de Justiça, Edilberto Tabalipa, da 3ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, instaurou procedimento investigatório preliminar para identificar danos e definir medidas reparatórias mediante o corte raso de mata ciliar do rio Taboca, em uma área de aproximadamente 300 metros de extensão por 20 metros de largura em Alto Paraíso, na região conhecida como "Jericódromo". O dano ambiental teria sido promovido pela Prefeitura de Alto Paraíso e chegou ao conhecimento do MP por meio de boletim de ocorrência ambiental.
De acordo com o artigo 38 da Lei Federal 9.605/98 é considerado crime destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. A pena é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Para identificar os autores do suposto crime, o Ministério Público em Ariquemes requisitou do prefeito de Alto Paraíso informações sobre o caso e indicação dos responsáveis, no prazo de 10 dias. Além disso, solicitou  detalhes sobre a recuperação do antigo “Jericódromo” da cidade.
A atuação do MP também incluirá a coleta de depoimentos, certidões e perícias na região desmatada para posterior instauração de Inquérito Civil, ajuizamento de Ação Civil Pública ou celebração de Termo de Ajustamento de Conduta e de Ação Penal.
O Promotor de Justiça responsável pelo caso determinou que as perícias realizadas na área sejam feitas com com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAO-MA). Ele pretende determinar a extensão do dano ambiental e  definir as medidas cabíveis para a recomposição das áreas protegidas afetadas, apontando custos de recuperação e o valor em pecúnia do prejuízo ambiental no caso de impossibilidade de recomposição.
Juliane Bandeira DRT-808/RO
Fonte: Ascom MPRO 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)