Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Promotoria investiga crime ambiental em alto Paraiso


O Promotor de Justiça, Edilberto Tabalipa, da 3ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, instaurou procedimento investigatório preliminar para identificar danos e definir medidas reparatórias mediante o corte raso de mata ciliar do rio Taboca, em uma área de aproximadamente 300 metros de extensão por 20 metros de largura em Alto Paraíso, na região conhecida como "Jericódromo". O dano ambiental teria sido promovido pela Prefeitura de Alto Paraíso e chegou ao conhecimento do MP por meio de boletim de ocorrência ambiental.
De acordo com o artigo 38 da Lei Federal 9.605/98 é considerado crime destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. A pena é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Para identificar os autores do suposto crime, o Ministério Público em Ariquemes requisitou do prefeito de Alto Paraíso informações sobre o caso e indicação dos responsáveis, no prazo de 10 dias. Além disso, solicitou  detalhes sobre a recuperação do antigo “Jericódromo” da cidade.
A atuação do MP também incluirá a coleta de depoimentos, certidões e perícias na região desmatada para posterior instauração de Inquérito Civil, ajuizamento de Ação Civil Pública ou celebração de Termo de Ajustamento de Conduta e de Ação Penal.
O Promotor de Justiça responsável pelo caso determinou que as perícias realizadas na área sejam feitas com com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAO-MA). Ele pretende determinar a extensão do dano ambiental e  definir as medidas cabíveis para a recomposição das áreas protegidas afetadas, apontando custos de recuperação e o valor em pecúnia do prejuízo ambiental no caso de impossibilidade de recomposição.
Juliane Bandeira DRT-808/RO
Fonte: Ascom MPRO 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce