Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto permite que crianças e adolescentes fiquem com família acolhedora ao invés de ficarem em abrigos


Projeto permite que crianças e adolescentes fiquem com família acolhedora ao invés de ficarem em abrigos - Gente de Opinião

A Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou, na tarde da segunda-feira (19), o Projeto de Lei do Executivo que cria e regulamenta o projeto Família Acolhedora, no âmbito do serviço social do município, sendo sua execução de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, e o adjunto, Álvaro Mendonça, estiveram presentes na Casa de Leis municipal acompanhando a votação. Diretores e servidores da Semasf ocuparam o plenário para apoiar, torcendo pela aprovação do projeto de lei.

“O projeto Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes, ao invés de ficarem no Acolhimento Institucional (abrigos), possam ir para uma família acolhedora. As famílias são capacitadas e acompanhadas por equipe técnica da Semasf e do 2º Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público Estadual”, explicou o secretário.

A diretora de Proteção Social Especial da Semasf, Ana Karla, informou que a lei também foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e todos do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) já são favoráveis.

“Já temos um projeto piloto em vigência - 2 adolescentes já em família acolhedora. Toda equipe técnica de Porto Velho foi capacitada com a assistente social Neusa Ceruti, referência no serviço em Cascavel (PR) . A família que acolhe, recebe um subsídio para ajudar nas despesas com a criança ou adolescente. O projeto piloto foi financiado pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funedca) e tem contrapartida do município”, informou a diretora Ana Karla.

Interessados em obter mais informações sobre o projeto Família Acolhedora podem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Rua Geraldo Ferreira, nº 135, Bairro Jardim das Mangueiras. Fone: (69) 3901-3221.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)