Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto 'Corte Cidadã' do TCE vai às escolas do Cone Sul



Realizado paralelamente ao curso de Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), oferecido pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO) aos conselheiros e técnicos que compõem o Fundo nos municípios do Cone Sul do Estado, o projeto “Corte de Contas Cidadã” está indo às escolas e faculdades das redes pública e privada dos municípios daquela região.Projeto 'Corte Cidadã' do TCE vai às escolas do Cone Sul - Gente de Opinião

O projeto - que visa uma aproximação maior da instituição com a sociedade e a classe estudantil de Rondônia - teve, na noite de ontem (3), em Colorado do Oeste, a palestra “A função fiscalizadora do Tribunal de Contas”, ministrada pelo diretor da Escola de Contas do TCE, o auditor Davi Dantas da Silva.

Mais de 300 acadêmicos da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste (FAEC) assistiram à explanação do auditor, que abordou diversos aspectos da atribuição, competência, jurisdição e procedimentos adotados pela Corte.

Davi Dantas falou, também, sobre a importância da participação dos estudantes no processo de fiscalização do erário e no resgate da cidadania. “A participação de vocês, acadêmicos e formadores de opinião, é essencial para a promoção e o fortalecimento da cidadania. Façam valer seus direitos, procurando os órgãos competentes, como o Tribunal de Contas”, disse.

Ao final da palestra, a diretora da FAEC, professora Valéria Arenhardt, parabenizou a iniciativa do TCE. “Acredito que a mensagem que o Tribunal de Contas trouxe hoje aos nossos acadêmicos, e que envolveu a todos nos questionamentos realizados, vai repercutir e acrescentar muito na formação profissional de cada um”, salientou.

Ainda no município de Colorado do Oeste, o projeto “Corte de Contas Cidadã” esteve presente também na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Bandeira, com a palestra “O Tribunal falando com a sociedade”, que foi ministrada pelo assessor da Escola de Contas, José Lúcio Albuquerque.

Abordando o tema “O TCE, o que é e o que faz?”, a apresentação também buscou chamar a atenção dos alunos do ensino fundamental e médio para a importância do seu envolvimento no controle dos gastos públicos, tendo o Tribunal de Contas como parceiro na consolidação do controle social.

Após a apresentação, a supervisora escolar, professora Nilma Mendes de Souza Nery, disse que o projeto realizado pela Escola de Contas do TCE, além de esclarecer direitos fundamentais do cidadão, “desperta valores que estavam adormecidos em nossa sociedade”.

A Escola de Ensino Médio Madre Arlete, no município de Vilhena, recebe hoje (4), o “Corte Cidadã”. Na ocasião, assessores da Escola de Contas estarão palestrando para os alunos de segundo e terceiro anos. Também nesta quarta-feira termina o curso sobre Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundeb, na sede da Regional do TCE, em Vilhena.

NOVIDADE

O projeto “Corte de Contas Cidadã” incorporou nesta etapa a participação da Ouvidoria do TCE, explicando aos alunos das escolas e faculdades como as pessoas podem utilizar essa ferramenta de controle. Ao final de cada palestra, a assessora da Ouvidoria, Ana Lúcia da Silva, esclarece a forma de acesso e o que pode ser encaminhado para o TCE, por meio desse canal de comunicação com o cidadão.

“A participação da sociedade é muito importante para que o Tribunal de Contas desenvolva com mais precisão a defesa do erário. O cidadão precisa fazer valer seus direitos, sabendo usar os serviços disponibilizados pelas instituições fiscalizadoras. Esse eficiente setor de interação com a sociedade, que é a Ouvidoria, é responsável por receber denúncias, sugestões e manifestações, entre outros”, disse o diretor da Escola de Contas, Davi Dantas.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do TCE, o cidadão tem os seguintes canais: telefone (69 - 3211-9058), e-mail ([email protected]), site (www.tce.ro.gov.br), carta ou então pessoalmente na sede do TCE, que fica na avenida Presidente Dutra, 4.229, bairro Pedrinhas, Porto Velho (RO), CEP: 78.903-900.

Fonte: Ascom TCE
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: