Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de grãos pode não ser comprada por empresas no Cone Sul



Responsável pela produção de 90% dos grãos que abastecem o Estado de Rondônia, a região do Cone Sul, que engloba os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Vilhena, Cabixi, Chupinguaia, Colorado e Curumbiara, corre sério risco de não vender a safra deste ano para as empresas Cargil, Magi e Bung. O alerta foi feito pelo deputado Ezequiel Neiva (PPS), na sessão plenária da última desta terça-feira (24). Ele disse que o problema causado é a falta de licenciamento ambiental.

Ezequiel demonstrou preocupação para com a situação, considerando que se o fato se concretizar vai prejudicar milhares de produtores que investiram este ano, além de não haver como atender a grande procura. “Estamos procurando encontrar uma solução para a questão. Já nos reunimos com os produtores que nos esclareceram a questão e, agora, vamos conversar com o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o propósito de encontrar a melhor saída”, comentou.

Outro ponto citado pelo deputado Ezequiel foi o fato de que o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil estão interessados em discutir a questão, em virtude de que os fornecedores de adubos não querem mais financiar o produto para os produtores. “Tudo está sendo causado pela falta de licença ambiental. Acredito numa solução rápida para não prejudicar os produtores nem a safra. As terras possuem títulos e estão legalizadas e podem receber a licença ambiental da Sedam sem problema algum”, ressaltou o parlamentar.

Na ocasião, o deputado Marcos Donadon (PMDB) elogiou a preocupação de Ezequiel e se colocou à disposição para tentar uma solução para questão. Luizinho Goebel (PV) também se propôs a colaborar. Por conta disso, Ezequiel anunciou para a próxima sexta-feira (27), uma reunião em Cerejeiras com todos os segmentos envolvidos para se debater a questão e buscar uma solução viável para compra da safra de grãos, assim como evitar o não fornecimento regular de adubos a quem está investindo na região do Cone Sul.

Fonte:  Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam