Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de grãos pode não ser comprada por empresas no Cone Sul



Responsável pela produção de 90% dos grãos que abastecem o Estado de Rondônia, a região do Cone Sul, que engloba os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Vilhena, Cabixi, Chupinguaia, Colorado e Curumbiara, corre sério risco de não vender a safra deste ano para as empresas Cargil, Magi e Bung. O alerta foi feito pelo deputado Ezequiel Neiva (PPS), na sessão plenária da última desta terça-feira (24). Ele disse que o problema causado é a falta de licenciamento ambiental.

Ezequiel demonstrou preocupação para com a situação, considerando que se o fato se concretizar vai prejudicar milhares de produtores que investiram este ano, além de não haver como atender a grande procura. “Estamos procurando encontrar uma solução para a questão. Já nos reunimos com os produtores que nos esclareceram a questão e, agora, vamos conversar com o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o propósito de encontrar a melhor saída”, comentou.

Outro ponto citado pelo deputado Ezequiel foi o fato de que o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil estão interessados em discutir a questão, em virtude de que os fornecedores de adubos não querem mais financiar o produto para os produtores. “Tudo está sendo causado pela falta de licença ambiental. Acredito numa solução rápida para não prejudicar os produtores nem a safra. As terras possuem títulos e estão legalizadas e podem receber a licença ambiental da Sedam sem problema algum”, ressaltou o parlamentar.

Na ocasião, o deputado Marcos Donadon (PMDB) elogiou a preocupação de Ezequiel e se colocou à disposição para tentar uma solução para questão. Luizinho Goebel (PV) também se propôs a colaborar. Por conta disso, Ezequiel anunciou para a próxima sexta-feira (27), uma reunião em Cerejeiras com todos os segmentos envolvidos para se debater a questão e buscar uma solução viável para compra da safra de grãos, assim como evitar o não fornecimento regular de adubos a quem está investindo na região do Cone Sul.

Fonte:  Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)