Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 15h08
Responsável pela produção de 90% dos grãos que abastecem o Estado de Rondônia, a região do Cone Sul, que engloba os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Vilhena, Cabixi, Chupinguaia, Colorado e Curumbiara, corre sério risco de não vender a safra deste ano para as empresas Cargil, Magi e Bung. O alerta foi feito pelo deputado Ezequiel Neiva (PPS), na sessão plenária da última desta terça-feira (24). Ele disse que o problema causado é a falta de licenciamento ambiental.
Ezequiel demonstrou preocupação para com a situação, considerando que se o fato se concretizar vai prejudicar milhares de produtores que investiram este ano, além de não haver como atender a grande procura. Estamos procurando encontrar uma solução para a questão. Já nos reunimos com os produtores que nos esclareceram a questão e, agora, vamos conversar com o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o propósito de encontrar a melhor saída, comentou.
Outro ponto citado pelo deputado Ezequiel foi o fato de que o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil estão interessados em discutir a questão, em virtude de que os fornecedores de adubos não querem mais financiar o produto para os produtores. Tudo está sendo causado pela falta de licença ambiental. Acredito numa solução rápida para não prejudicar os produtores nem a safra. As terras possuem títulos e estão legalizadas e podem receber a licença ambiental da Sedam sem problema algum, ressaltou o parlamentar.
Na ocasião, o deputado Marcos Donadon (PMDB) elogiou a preocupação de Ezequiel e se colocou à disposição para tentar uma solução para questão. Luizinho Goebel (PV) também se propôs a colaborar. Por conta disso, Ezequiel anunciou para a próxima sexta-feira (27), uma reunião em Cerejeiras com todos os segmentos envolvidos para se debater a questão e buscar uma solução viável para compra da safra de grãos, assim como evitar o não fornecimento regular de adubos a quem está investindo na região do Cone Sul.
Fonte: Decom
PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho
Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a
Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho
Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão
Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação
"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de
2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos
Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu