Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 09h42
O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) chegará, no próximo dia 30 de setembro, ao município de Cacoal. O ato, previsto para iniciar às 10h, na Vara do Trabalho de Cacoal, contará com a presença dos desembargadores Francisco José Pinheiro Cruz, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, e Carlos Augusto Gomes Lôbo, coordenador do Comitê Gestor Regional do PJe-JT.
Com a implantação do sistema, todas as ações trabalhistas que ingressarem na Vara do Trabalho de Cacoal serão processadas eletronicamente, representando, nesses casos, o fim do processo de papel. Os processos em papel, por sua vez, não serão convertidos para o meio digital.
Os advogados e outros usuários da Justiça do Trabalho ganham, também, maior comodidade para acessar, dar entrada e acompanhar todas as etapas do processo de onde estiverem, basta dispor de um computador e da efetivação de sua certificação digital junto ao próprio sistema.
Entre as vantagens do processo eletrônico, destacam-se a possibilidade de peticionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e o próprio comparecimento do advogado ou procurador à unidade judiciária que se torna desnecessário em muitas ocasiões. As citações, intimações e notificações passam a ser feitas por meio do próprio sistema e as partes do processo podem acessar o processo simultaneamente. Não há risco de extravio dos processos ou avarias, garantindo maior segurança.
A adesão das Unidades Judiciárias ao PJe traz ainda uma grande economia nos gastos com papel. Cálculos divulgados na Rio+20 indicam que para a produção de uma tonelada de papel são derrubadas 20 árvores adultas.
Em longo prazo, a implantação do PJe deverá resultar na economia de 5,6 mil toneladas de papel por ano – o equivalente a 112 mil árvores. Trata-se da primeira experiência, em nível mundial, de um processo judicial cem por cento eletrônico, no qual o papel é totalmente eliminado.
Os processos que chegam ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) têm, em média, três volumes, ou 600 folhas, que pesam cada uma 4,64 gramas. Como a Justiça do Trabalho recebe anualmente dois milhões de novos processos, chega-se ao total de 5,6 mil toneladas, que serão economizadas quando o processo eletrônico estiver plenamente instalado em todas as 1.397 Varas do Trabalho e nos 24 Tribunais Regionais, além do TST.
Treinamentos
No período de 16 a 20 de setembro, os juízes e servidores da Unidade da Justiça do Trabalho em Cacoal, bem como os advogados da região, receberam treinamentos para o uso do sistema.
Os facilitadores foram o juiz Auxiliar da Presidência do TRT da 14ª Região, Antonio César Coelho, o secretário de Tecnologia da Informação, Robert Armando Rosa, e os diretores de Secretaria, Silvino Cavassana (Vara do Trabalho de Ouro Preto d'Oeste) e Patrick Faelbi (Vara do Trabalho de Jaru).
Para os juízes e servidores, os treinamentos foram ministrados no própria Vara do Trabalho, enquanto os mais de 50 advogados receberam a capacitação na sede da Subseção da OAB/RO.
Fonte: Ascom
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo 152 novas oportunidades de empreg
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza