Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pretenso candidato foi julgado inapto em teste de alfabetização



Na tarde da última sexta-feira (11), o Juiz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral (Alta Floresta do Oeste), Dr. Bruno Sérgio de Menezes Darwich, submeteu 20 candidatos a cargo político, que não apresentaram comprovante de escolaridade, à exame da condição de alfabetizado. 

O teste foi realizado conforme o disposto no § 2º do art. 29 da Resolução do TSE n. 22.717/2008:

“ Art. 29 [...]

§ 2º A ausência do comprovante a que se refere o inciso IV [comprovante de escolaridade]poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente.”

A avaliação consistiu num ditado de um texto simples ao candidato para que esse o transcrevesse. Concluído o teste, apenas um foi julgado inapto.

O magistrado seguiu na íntegra o que a Resolução prescreve, realizando o procedimento de forma individual e em sala reservada.

O objetivo não era avaliar o domínio preciso da língua nacional, mas a capacidade do pretenso candidato em se expressar e compreender nossa língua, sendo utilizado o conceito de analfatebeto adotado pelo IBGE.

Após a decisão que reconheceu a inaptidão do candidato, os autos foram encaminhados ao Ministério Público Eleitoral para que se manifestasse quanto ao resultado do exame, uma vez que ausente uma das condições de elegibilidade: que é ser alfabetizado.

Por fim, todos os processos tramitaram em segredo de justiça, com acesso apenas ao MPE, ao representante da coligação e presidente do partido e pretenso candidato, para assegurar que os participantes não fossem expostos a constrangimentos.

Fonte: Ascom/TRE-RO 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)