Sexta-feira, 12 de julho de 2013 - 18h45
O Prefeito Dúlcio Mendes recomendou ao Secretário de Cultura e Turismo, Ariel Argobe, prioridade nos trabalhos de limpeza, restauração, classificação e organização do acervo do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, uma vez que é propósito da Prefeitura reabrir o Museu no mês de setembro, como ação da Agenda de Celebrações da Semana da Pátria.
Inaugurado em 22 de dezembro de 1980, na presença do então Governador do Estado de Rondônia, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o Museu Histórico Municipal ficou fechado por quatro longos anos, em razão do estado precário da antiga Estação da EFMM, edificação onde funciona o Museu.
No ano de 2012 o Museu passou por obras de reforma e restauração, realizada pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos do Governo do Estado, quando foram gastos R$ 450 mil reais de recursos públicos do Ministério do Turismo, possível a partir da interveniência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nesta última quinta-feira, 11, a construtora responsável pelos os serviços de restauração, retomou os trabalhos no Museu, e está realizando pequenas obras de reparos e concluindo outras pendentes, conforme previsto em planilha.
Ariel Argobe participou de audiência com o Superintendente da SETUR, Júlio Oliver, nesta quinta-feira, 11, para tratar de encaminhamentos pendentes com relação ao mobiliário do Museu, adquirido pelo Governo do Estado e doado à Prefeitura, equipamentos necessários para reabertura do Museu.
A Prefeitura de Guajará-Mirim prepara uma grande festa para marcar a reabertura do Museu Histórico Municipal e, por recomendação do Prefeito Dúlcio Mendes, as equipes técnicas da SEMCET e do Museu trabalham em ritmo acelerado para deixar tudo pronto, em seu devido lugar, até o dia 08 de setembro, um domingo, data prevista para o Museu reabrir suas portas em grande estilo.
Fonte: Ariel Argobe
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)