Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura incentiva criação de viveiro municipal na escola Ivete Brustolin



Os alunos do 7º e 8º ano, da escola municipal Ivete Brustolin, realizaram no mês de agosto um sonho que nasceu há quatro anos: o de construir o primeiro viveiro em uma escola do município.

Segundo a professora e coordenadora do projeto na escola, Luciene da Silva, todo colégio seja municipal ou estadual deve ter um viveiro para incentivar a preservação do meio ambiente. “Já existe o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas-PRAD, projeto esse que conta com a participação de diversas escolas do estado e do município e auxiliam, todas as sextas-feiras, no reflorestamento do rio Pires de Sá”, destacou a docente.

De acordo com Luciene, a realização desse sonho foi possível através do apoio de várias secretárias. “A Semed que sempre nos dá total apoio para projetos dessa natureza, a Semosp que nos ajudou com a terra para o plantio, a Semicam que disponibilizou as sementes, e acompanhamento do agrônomo Osmar Vertelo junto aos alunos, e também do Ibama que no dia do plantio enviou a representante Frieda Fany, para auxiliar nesse processo inicial”, relatou.

O viveiro municipal da escola Ivete a principio irá produzir Cedro, Rosa, Pinheiro Cuiabano e Ipê. Essas mudas servirão para fornecer outras mudas que serão utilizadas no reflorestamento do Pires de Sá.

A aluna do 8º ano, Iracema Galeno de Oliveira, de 13 anos, conta que esse foi um sonho que nasceu no coração da professora. “Começamos a sonhar com ela, o seu entusiasmo nos contagiou, e nos fez participar desse projeto também”, revelou. Quando questionada sobre a importância desse projeto, ela respondeu: “Penso na vida dos meus filhos e dos meus netos, se não fizermos isso agora, como eles viverão com os rios poluídos e sem árvores? ”, indagou Iracema.

Fonte: Elton Bordine Bittencourt
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)