Quarta-feira, 25 de junho de 2025 - 14h38
Uma solução inédita começa a ser implantada pela Prefeitura de Porto Velho, a "mão ingelsa", para melhorar o trânsito e reduzir os riscos de acidentes em um dos pontos mais críticos da zona Norte da cidade. A intervenção acontece, após estudos, na avenida Jorge Teixeira, nas proximidades do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde diariamente motoristas enfrentam dificuldades para fazer retornos, sendo obrigados a cruzar a frente de veículos que circulam no sentido contrário, o que gera constantes colisões e congestionamentos.
A ação faz parte do Projeto Trânsito Livre, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), com apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que realiza os serviços de adequações na via, como ajustes de pista e reforço estrutural.
Com a implantação da mão inglesa no cruzamento das ruas Aparício de Moraes, Benedito Souza Brito e avenida Jorge Teixeira, os veículos passam a fazer o contorno pela esquerda, eliminando totalmente o cruzamento direto entre fluxos, o que garante mais segurança e fluidez ao tráfego na região. A medida, já adotada em grandes cidades do país e até em outros países, chega pela primeira vez à capital rondoniense como uma solução inteligente, simples e eficiente.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, que acompanhou pessoalmente os estudos técnicos e o planejamento da intervenção, a proposta reflete o compromisso da gestão em buscar alternativas modernas e eficazes para os problemas da cidade. “Porto Velho não pode mais conviver com esse tipo de gargalo, que além de causar transtornos, coloca em risco a vida das pessoas. Estamos aplicando aqui uma solução inteligente, que funciona, que traz resultado imediato e que melhora, de fato, a vida de quem mora e trabalha na nossa cidade”, afirmou.
O trabalho é fruto de uma atuação integrada, onde a Semtran fica responsável por toda a parte de estudo de fluxo, sinalização e organização viária, enquanto a Semob executa os ajustes físicos necessários, garantindo que a implantação da mão inglesa aconteça de forma eficiente e segura.
O Projeto Trânsito Livre inicia pela Jorge Teixeira, nas imediações do Hospital de Base, mas a Prefeitura já estuda expandir a solução para outros pontos da cidade que apresentam os mesmos problemas de cruzamento de fluxo e risco de acidentes.
Porto Velho segue avançando com ações que priorizam a segurança, a mobilidade e a qualidade de vida de quem vive na cidade.
O que é "mão inglesa" no trânsito brasileiro?
Trata-se de uma solução de engenharia viária em que, por um curto trecho — geralmente em viadutos, cruzamentos ou alças de acesso — os veículos trafegam momentaneamente pela esquerda. O objetivo é facilitar o fluxo, evitar conversões perigosas e reduzir conflitos entre os sentidos de tráfego.
Importante destacar que essa medida não altera a regra geral do trânsito brasileiro, que continua sendo a circulação pela direita.
Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina
Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e da Secretaria Municip
Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio
O Projeto “Resgatando o Civismo”, que traz como tema: Brasil que Vive em Nós, acontece a partir das 16h, em frente ao Prédio do Relógio, sede da Pre
Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho
Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re
Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça
O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de