Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura estimula regularização fiscal


Após a aprovação dos vereadores, a Prefeitura iniciou os procedimentos para regularização fiscal, por intermédio do Programa de Estímulo a Regularização Fiscal de Contribuintes do Município de Ariquemes – Lei de nº 1.761 de 15 de março de 2013.

Conforme o artigo primeiro desta lei o contribuinte terá “concessão de anistia de juros e multas aos créditos de natureza tributária ou não tributária, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, inclusive objeto de parcelamento, cujo fator gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2012”.

Para esclarecer melhor este assunto, a diretora da Receita Municipal (Direm), Lidiane Kubotani, explica que “se trata de uma anistia fiscal para impostos e taxas que tenham como fato gerador de obrigações ocorridas até 31 de dezembro de 2012”.

Ela esclareceu as condições de pagamentos dos atrasados. “No pagamento a vista até 30 de abril de 2013, o contribuinte terá desconto de 100% nos juros e multa, pagando o valor principal e a correção monetária. Caso ele (contribuinte) queira parcelar os atrasados, deverá fazê-lo também até 30 de abril; neste caso, atentem para os descontos: em três (03) vezes desconto de 70%; em seis (06) vezes desconto de 60% e, em nove (09) vezes desconto de 50%”, disse Liliane.

Outra situação prevista é que a partir de 1º de maio o desconto será de 80% para pagamento até 31 de maio, não tendo o contribuinte direito de parcelamento.

“Os débitos em execuções fiscais têm direito a anistia de juros e multa tanto no pagamento a vista ou no parcelamento”, informa a diretora da receita. Para esta regularização – débitos que estejam em execução fiscal –, o contribuinte deverá apresentar trazer uma cópia do documento entregue pelo oficial de justiça – citação ou intimação. E para evitar qualquer transtorno, é importante que o traga cópia do CPF e RG.

Segundo Lidiane, “o contribuinte que tenha parcelamento em aberto vencidos ou não, feito anteriormente, poderá usar o benefício desta lei e solicitar o estorno neste novo parcelamento, isto é, abater o valor do que já foi pago”.

Lidiane Kubotani informou que a parcela mínima de parcelamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é de R$ 42,86 (referente a 1 UFAR) para Pessoa Física e nos casos da empresa e profissional liberal o valor mínimo da parcela será de R$ 128,58 (referente a 3 UFARs).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)