Terça-feira, 18 de março de 2025 - 16h36

Com objetivo de tornar a cidade mais sustentável, evitar entupimento da rede de drenagem e transtornos com alagamentos, a Prefeitura de Porto Velho segue com a implantação de ecobueiros. Com isso, impede que entulhos jogados nas ruas sejam arrastados pelas enxurradas para dentro das bocas de lobo, deixando as águas pluviais represadas e aumentando o perigo de doenças para a população.
“A gente já instalou mais de 30 grades. Continuamos desobstruindo as bocas de lobo e pegando as medidas delas, porque em Porto Velho, as bocas de lobo têm tamanhos variados. Por conta disso, temos que abrir, desobstruir, medir e pedir a produção de novas grades para fazer a instalação”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Giovanni Marini.
O secretário informou que, por determinação do Prefeito Léo Moraes, esse trabalho que faz parte do Programa Cidade Limpa, será feito de uma forma constante na cidade inteira. Nesta semana, por exemplo, as equipes trabalharam nos bairros Lagoinha e Três Marias, na região Leste da capital rondoniense.
COMO FUNCIONA
Marini também explica que o trabalho consiste em abrir cada boca de lobo, que são as aberturas nas margens das vias por onde passam as águas pluviais, realizar a limpeza e na sequência instalar as grades de ferro conforme o tamanho de cada bueiro. Essas grades se tornam uma barreira de proteção da drenagem.
Desta forma, os resíduos como garrafas e sacolas plásticas, por exemplo, não passam para a tubulação da drenagem e podem ser retirados (periodicamente) com facilidade pela equipe de limpeza urbana.
“A gente vai fazer um monitoramento para saber qual o volume de materiais coletados pelas grades, porque tem regiões em que o volume de resíduos sólidos é maior, por exemplo, no entorno da rodoviária, onde tem restaurantes e um comércio mais intenso. A partir desse índice de monitoramento, a gente vai saber a periodicidade de limpar essas caixas”, disse o secretário.
Ele acrescentou que, sem as grades dos ecobueiros, todos os detritos arrastados pelas chuvas são levados para as tubulações e entopem as bocas de lobos e os dutos. Quando chega aos canais da macrodrenagem, estes também ficam obstruídos. O restante do lixo que passa acaba sendo despejado no rio Madeira.
PARCERIA
Marini ainda destacou a parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que desenvolveu todo o projeto “Boca de Buero Inteligente”, inclusive com sensores instalados e com as grades que estão sendo adaptadas. “A Emdur tem um papel significativo nesse processo”, finalizou.
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)