Sexta-feira, 30 de julho de 2010 - 12h10
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, está tomando as providências necessárias para descobrir a real situação de uma área de praia em Jacy Paraná, que teria sido privatizada de forma ilegal por um comerciante. O suposto invasor, de acordo com matéria publicada nesta quarta-feira (28) por um jornal impresso da capital, estaria cobrando ingresso individual de R$ 5,00 para acesso ao local e proibindo a entrada de bebidas. Com isso, as pessoas seriam obrigadas a comprar somente no estabelecimento dele, identificado como Francisco Batista Vanziler, o “Parasão”.
Conforme o secretário Agnaldo Ferreira dos Santos, uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) foi acionada para mapear o local e verificar se a área é publica ou privada. “Ele pode até cobrar ingressos das pessoas se for o proprietário do imóvel e desde que tudo seja feito dentro da legalidade, inclusive com licença ambiental”, disse.
Preservação
Agnaldo explica que a legislação atual estabelece áreas de preservação permanente (quando compostas por água) e áreas de preservação ambiental, compostas de água e mata. Todas que estiverem na região urbana são de responsabilidade do Município. “Pelo que entendi, a área em questão é um balneário e faz parte do núcleo urbano de Jacy Paraná e, portanto, compete a Prefeitura, através da Sema, tomar as medidas cabíveis”, esclarece.
O secretário ainda explica que, se a área for documentada em nome do comerciante, ele pode impedir o acesso de qualquer pessoa e o Município não deve interferir. Porém, para liberar a entrada do público é necessário que tenha plano de controle ambiental indicando a finalidade do imóvel e licença do órgão competente. “Caso não seja propriedade particular, a Prefeitura poderá transformá-la em área de utilidade pública”, afirma.
Agnaldo afirma que dentro dos próximos dias a prefeitura terá um levantamento completo da situação e tomará todas as medidas cabíveis, caso sejam necessárias. O secretário ressaltou ainda que a administração do prefeito Roberto Sobrinho está atenta para fazer valer o que é de direito.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)