Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Ji-Paraná promove curso de qualificação para servidores


Prefeitura de Ji-Paraná promove curso de qualificação para servidores - Gente de Opinião

Para acompanhar as constantes mudanças no cenário nacional, especialmente nos procedimentos licitatórios para compras e contratações de serviços, a Prefeitura de Ji-Paraná realizou dois dias de capacitação com os servidores administrativos sobre os procedimentos para processo licitatório.

O curso foi ministrado pelo especialista em licitação e contratos de Porto Velho, Jamil Manasfi, e teve foco na formalização e elaboração do Termo de Referência, que é justamente o procedimento inicial onde nasce o processo e determina com detalhes o que será comprado ou contratado.

“Estamos atualizando informações importantes com os servidores da Prefeitura sobre a fase interna do procedimento licitatório e o planejamento da contratação. Esta questão envolve desde a elaboração do termo de referência, cotações até a elaboração do edital, por parte dos agentes públicos”, informou o palestrante.

A servidora Diana Paula de Oliveira, que é diretora de patrulha agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), gostou da oportunidade de aprendizado.

“Eu aprendi noções técnicas de como formular o termo de referência que reúne as especificações técnicas sobre algo que será adquirido através de licitação. Temos que fundamentar bem os documentos, demonstrando a necessidade e a importância da aquisição do produto ou serviço que a Prefeitura irá fazer. Essa capacitação nos ajuda a planejar tudo com mais confiança”, disse Diana Paula.

O especialista Jamil Manasfi ressaltou ainda que a preocupação da Prefeitura em oferecer constate capacitação é essencial, principalmente por conta das constantes mudanças atuais.

“A Lei geral de licitações e contratos nº 8.666/93 sofreu muitas alterações e, além disso, surgiram nos últimos anos os decretos de pregão eletrônico e sistema de regime de preço, as Prefeituras precisam acompanhar o cenário nacional para poder evoluir. Afinal, são exigências não só do Tribunal de Contas da União, como o Tribunal dos Estados também”, ressaltou.

Para Viviane Simonelli, gerente geral de planejamento da Prefeitura, as novidades são necessárias para que os servidores possam atualizar as práticas do dia a dia.

“Eu tive oportunidade de fazer um curso sobre o termo de referência no Tribunal de Contas, porém este aqui está mais amplo, abrangendo mais situações importantes. Isso vai agregar conhecimento e melhorar consequentemente o meu desempenho como servidora pública”, finalizou.

Mais Sobre Municípios

Porto Velho - Crianças e adolescentes venezuelanos são matriculadas na rede municipal de ensino

Porto Velho - Crianças e adolescentes venezuelanos são matriculadas na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e da Secretaria Municipal de Educação (Seme

Hildon Chaves acompanha as obras na Estrada de Ferro

Hildon Chaves acompanha as obras na Estrada de Ferro

O prefeito Hildon Chaves, esteve na manhã desta terça-feira (10), mais uma vez acompanhando as obras do Complexo Ferroviário Madeir Mamoré, juntamente

Prefeitura de Porto Velho  divulga nomes dos classificados para contratação

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes dos classificados para contratação

A Prefeitura divulga nesta terça-feira os nomes dos mais de 630 classificados para as contratações emergenciais para os cargos na área de saúde, foram

Prefeitura de Porto Velho começa pagar nesta terça-feira 13º salário do Bolsa Família

Prefeitura de Porto Velho começa pagar nesta terça-feira 13º salário do Bolsa Família

A prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), informa aos beneficiários do Programa Bolsa