Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Ariquemes lança Projeto Mulheres Protegidas


Com o objetivo de promover a sensibilização e ações de prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama, para as mulheres do município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ariquemes lançou na quinta-feira (29.04), o Projeto Mulheres Protegidas.

O evento reuniu todas as servidoras na sala de treinamento, do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A abertura foi marcada com a realização de uma palestra sobre prevenção de câncer de mama e uterino, ministrada pelo médico Dr. Carlos Eduardo Nascimento.

O Projeto é dividido em quatro etapas, a primeira, é a aplicação de um questionário, que visa conhecer as servidoras que irão realizar o preventivo; a segunda é o agendamento do exame, feito no local de trabalho das funcionárias (Prefeitura); a terceira é a realização dos exames preventivos, em uma sala reservada para este fim.

As consultas ginecológicas serão realizadas de maneira a identificar possíveis alterações na saúde da mulher, de forma a melhorar a qualidade da assistência e encaminhar, se necessário, ao serviço de referência, podendo fazer exame clínico de mama, exame especular, coleta de material para colpocitologia oncótica, entre outros.

E a quarta etapa são as consultas de retorno, que serão agendadas conforme a obtenção dos resultados dos exames complementares.

Na quinta e sexta-feira (29 e 30) foram realizados mais de 30 exames e consultas na Prefeitura. E, segundo a coordenadora da Atenção Básica, Rute Carvalho, a procura deve aumentar. Para atender todas as interessadas, a Secretaria de Saúde agendará a realização de exames para um segundo momento. “Todas que procurarem esse serviço serão atendidas. É muito bom saber que tantas mulheres se preocupam com a saúde”, ressalta.           

 Atenção

O câncer uterino e o câncer de mama são os grandes responsáveis pelas altas taxas de morbidade e mortalidade feminina, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2006, indicam que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres no Brasil, e o câncer cérvico-uterino a quarta causa.

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç