Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Ariquemes lança Projeto Mulheres Protegidas


Com o objetivo de promover a sensibilização e ações de prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama, para as mulheres do município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ariquemes lançou na quinta-feira (29.04), o Projeto Mulheres Protegidas.

O evento reuniu todas as servidoras na sala de treinamento, do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A abertura foi marcada com a realização de uma palestra sobre prevenção de câncer de mama e uterino, ministrada pelo médico Dr. Carlos Eduardo Nascimento.

O Projeto é dividido em quatro etapas, a primeira, é a aplicação de um questionário, que visa conhecer as servidoras que irão realizar o preventivo; a segunda é o agendamento do exame, feito no local de trabalho das funcionárias (Prefeitura); a terceira é a realização dos exames preventivos, em uma sala reservada para este fim.

As consultas ginecológicas serão realizadas de maneira a identificar possíveis alterações na saúde da mulher, de forma a melhorar a qualidade da assistência e encaminhar, se necessário, ao serviço de referência, podendo fazer exame clínico de mama, exame especular, coleta de material para colpocitologia oncótica, entre outros.

E a quarta etapa são as consultas de retorno, que serão agendadas conforme a obtenção dos resultados dos exames complementares.

Na quinta e sexta-feira (29 e 30) foram realizados mais de 30 exames e consultas na Prefeitura. E, segundo a coordenadora da Atenção Básica, Rute Carvalho, a procura deve aumentar. Para atender todas as interessadas, a Secretaria de Saúde agendará a realização de exames para um segundo momento. “Todas que procurarem esse serviço serão atendidas. É muito bom saber que tantas mulheres se preocupam com a saúde”, ressalta.           

 Atenção

O câncer uterino e o câncer de mama são os grandes responsáveis pelas altas taxas de morbidade e mortalidade feminina, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2006, indicam que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres no Brasil, e o câncer cérvico-uterino a quarta causa.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)