Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 - 12h30
Prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores de oito Municípios da região conhecida como Vale do Juruá, no Estado do Acre, reafirmaram perante o Ministério Público do Trabalho, em audiência pública realizada na cidade de Cruzeiro do Sul, o compromisso de respeitarem a obrigatoriedade imposta pela Constituição Federal de somente admitir o ingresso de trabalhadores no serviço público mediante a realização de concurso público de provas ou de provas e títulos.
Conduzida pelos Procuradores do Trabalho Élisson Miessa dos Santos e Bernardo Mata Schuch, lotados no Ofício de Rio Branco/AC - Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região-, a audiência reuniu aproximadamente 45 participantes e contou com a presença de prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos Municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O Município de Santa Rosa do Purus, dos nove convocados para a audiência, foi o único que não compareceu.
Os Municípios localizados no Vale do Juruá, no Acre, correspondem a quase metade dos existentes no Estado e dos nove, cujos representantes foram convocados para a audiência pública do MPT, apenas um, Porto Walter, não havia, ainda, firmado TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para cumprir as obrigações constitucionais de realizar concurso de provas para ingresso de trabalhadores no serviço público. Porém, no dia seguinte à audiência firmou o compromisso, a exemplo dos demais.
A iniciativa dos procuradores Élisson Miessa dos Santos e Bernardo Mata Schuch, de reunir os representantes do Executivo e do Legislativo municipais do Vale do Juruá, no Acre, contou com a participação do Juiz Federal do Trabalho da Vara de Cruzeiro do Sul, Antônio César Coelho de Medeiros Pereira, e do Auditor-Fiscal do Trabalho, César Santos Tamanini, sendo considerada um sucesso, atestado pelo interesse e comparecimento dos gestores públicos.
Os procuradores relataram que "o intuito da audiência pública foi informar aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores sobre a existência de TAC's firmados perante o Ministério Público do Trabalho pelos gestores anteriores, de modo que não aleguem em momento posterior seu desconhecimento. Além disso, a iniciativa teve como foco conscientizar os gestores, logo no inicio de seus mandatos, sobre a regra do concurso público e suas possíveis exceções".
A audiência foi realizada no auditório da Escola Craveiro Costa, no último dia 30 de janeiro, em Cruzeiro do Sul, sendo prestigiada por autoridades, servidores públicos e a população, através de lideranças comunitárias.
Ascom PRT 14ª Região
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul