Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitos buscam solução para aterro sanitário


 
O problema da destinação adequada dos resíduos sólidos domiciliar, ou aterro sanitário, está sendo discutido de forma regionalizada em Rondônia. Nesta quinta (09/12), sete dos 11 prefeitos do Vale do Jamari (Grande Ariquemes) se reuniram com o presidente da Associação Rondoniense de Municípios e prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes em Porto Velho. Eles solicitaram da AROM, apoio na busca pela resolubilidade da questão. Em outras regiões do estado, as discussões sobre o tema também está bem avançado.

O setor vem causando muita preocupação aos gestores municipais porque o prazo para que apresentem uma solução que substitua os conhecidos lixões ao Ministério Público vence no próximo dia 31 de dezembro, conforme estipula a Lei 11.445/2007. Na reunião, que foi motivada pelo prefeito de Monte Negro, Eloisio Antônio, os participantes informaram da expectativa de que o Consorcio Intermunicipal de Saneamento – CISAN, no qual são componentes, poderia atender àqueles municípios. Caso não encontre uma solução para o lixo, os administradores responderão Ação Civil Pública.

Os prefeitos assinaram um ofício que foi encaminhado à superintendência do CISAN e seu presidente, o prefeito de Ariquemes, Marcio Raposo, lhes solicitando posicionamento oficial sobre se o aterro sanitário já existente naquela cidade poderá receber os dejetos dos municípios que são membros do consórcio. De acordo com o prefeito de Alto Paraíso, Romeu Reolon, um ponto final para a discussão deverá ser dado no próximo dia 20 de dezembro, quando os prefeitos estarão reunidos em audiência marcada pelo CISAN em Ariquemes.

Estiveram na reunião os prefeitos de: Rio Crespo, Geraldo Sanvido; Cujubin; Ernam Amorim; Cacaulândia, Edir Alquieri; Buritis, Élson Montes; Alto Paraíso, Romeu Reolon; Monte Negro, Eloisio Antônio e o presidente da AROM, Laerte Gomes.

Fonte: Arom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)