Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito esclarece sobre a construção de muros e calçadas


Prefeito de Ji-Paraná esclarece sobre a obrigatoriedade de construção de muro e calçada

Em relação à polêmica a respeito da obrigatoriedade de construção de muro e calçada, pelos proprietários, em vias pavimentadas, venho publicamente tecer alguns comentários:

1 – A Lei é antiga, de 2005, e é idêntica a de muitos outros municípios;

2 – É preciso dar segurança aos pedestres, especialmente em vias pavimentadas, onde os veículos transitam em maior velocidade.

3 – Mais de 95% da pavimentação existente no município foi construída com recursos públicos, com custo zero para os proprietários. Portanto, construir a calçada, limpar e cercar o imóvel é o mínimo com o que o proprietário tem que arcar.

4 – Deve-se registrar que a grande maioria dos proprietários já cumpriu com o seu dever comunitário, construindo muro e calçada em frente á sua propriedade, apenas uma minoria despreza o seu dever de viver em comunidade;

5 – A esse respeito, é didático registrar alguns fatos:

A pavimentação da Avenida Maringá ocorreu em 1.989/1.990, quando era o governador o Sr. Jerônimo Santana, e eu cumpria meu primeiro mandato de prefeito, há 20 anos, a custo zero para os proprietários, pois foi construída com recursos do Estado e contra-partida do município e, além disso, a Avenida Maringá dispõe de iluminação central de boa qualidade, e todas as propriedades ali situadas são bastante valorizadas e, ainda assim, 3 (três) propriedades não estão muradas e outras 6 (seis) não tem calçada, portanto, apenas algo em torno de 2% dos proprietários tem que se adequar aos ditames da Lei.

Fonte: Ascom
 

O mesmo observa-se na Rua Curitiba, com a diferença que essa via foi pavimentada muito antes que a Avenida Maringá, e nela existem 5 (cinco) propriedades sem muro e 13 (treze) sem calçada, e na Rua Aracajú, sete sem muro e 11 sem calçada.
Por outro lado, basta observar ruas recentemente pavimentadas, como por exemplo, a Rua das Mangueiras, asfaltada no ano passado, e verificar que em aproximadamente 70% das propriedades essas benfeitorias já estão prontas.
Assim, o que se pretende ao dar cumprimento a Lei, é dar segurança ao pedestre e respeitar os demais proprietários, a maioria que já cumpriu com suas obrigações.
Essa exigência de construção de muros e calçadas não é uma questão isolada, ela faz parte de um contexto, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida em Ji-Paraná, e também melhorar o visual da cidade, o que eleva a autoestima e valoriza as propriedades.
É nesse sentido que vimos trabalhando em um processo de “urbanização”; aprimorando a coleta do lixo, a limpeza das ruas, plantando milhares de arvores e gramas, podando árvores, fazendo a manutenção da iluminação pública, sinalização de ruas, serviço de tapa buracos, concerto de calçadas, melhorando a acessibilidade, recolhimento de entulhos, construindo praças e pistas de caminhadas, urbanizando as margens do Igarapé Dois de Abril, exigindo dos loteadores que somente poderão vender terrenos depois de implantar energia, água e pavimentar todas as ruas do loteamento.
Aproveito para agradecer os parceiros que muito têm contribuído para o engrandecimento e melhoria da qualidade de vida de nossa cidade e peço a compreensão e apoio de todos.

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)