Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito e lideranças de Buritis pedem linhão e garantia de energia elétrica


A greve dos caminhoneiros, que afetou o transporte de cargas em todo o país, atingiu a geração de energia em termelétricas, com a falta do óleo diesel. Em Buritis, que ainda depende da energia gerada com a queima do diesel, a situação ficou complicada nos últimos dias, com a população sofrendo com apagões.

Nesta terça-feira (29), o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), acompanhado dos deputados estaduais Alex Redano (PRB), José Lebrão (MDB) e Só Na Bença (MDB), se reuniram com o prefeito Roni Irmãozinho (PDT), os vereadores Adriano Confecções (PTN) e Danielzinho (SD). Na pauta, a necessidade de Buritis ser interligada com um linhão de energia, deixando de depender de gerador a diesel.

"Buritis é um município pujante, com muita força no agronegócio, com uma população rural muito grande, que precisa ser atendida com energia de qualidade para impulsionar o agronegócio, além de a cidade ser um polo comercial importante, que precisa de energia confiável", destacou Maurão.

As lideranças de Buritis também buscaram informações sobre a situação de abastecimento com óleo diesel da usina termelétrica que atende o município, que sofreu interrupção com a greve. O empresário Adélio Barofaldi, proprietário da empresa responsável em atender a cidade, disse que o transporte do diesel até a base operacional está sendo normalizada, com escolta policial.

Barofaldi disse que a energia fornecida pela empresa tem atendido a contento, mas que a situação dos últimos dias fugiu do controle, por causa da greve. "Nosso sistema é moderno e estamos atendendo, dentro do que prevê o contrato, que é renovado a cada 18 meses. Há a expectativa do linhão, mas até lá, vamos seguir investindo e trabalhando para levar a melhor energia para Buritis e região", garantiu.

Irmãozinho disse que mais esse contratempo, mostra a necessidade de interligação ao linhão. "A saída é deixarmos de depender de energia gerada a diesel e estarmos interligados ao linhão, com mais confiabilidade no sistema elétrico, podendo mais empresas e indústrias investirem em Buritis", completou o prefeito.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)