Sexta-feira, 26 de abril de 2019 - 10h07
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE), promoveu, durante três dias, a capacitação dos professores que atuam nos programas ‘Acelera’ e ‘Se liga’, que têm por objetivo alfabetizar alunos com distorção de idade/série matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Os programas oferecem condições necessárias, ao aluno, para o prosseguimento no fluxo escolar e promove o desenvolvimento integral do aluno, corrigindo distorções, através de competências leitoras, escritoras, matemática e socioemocionais, de modo que o estudante possa acompanhar a vida escolar.
De acordo com a diretora do DPE/SEMED, Juliene Rezende, com a formação dos educadores, promove-se o conhecimento coletivo sobre a proposta do Projeto de Correção de Fluxo Escolar, buscando uma abordagem mais interdisciplinar na compreensão dos conteúdos e devidas intervenções pedagógicas em sala de aula, garantindo melhorias na qualidade do ensino. “Treze escolas participaram do treinamento. Alcançamos a formação de vinte professores nos dois programas ofertados na rede municipal”, relatou.
O programa de correção de fluxo é um projeto do Instituto Ayrton Senna e tem como objetivo corrigir a distorção idade/ série existente na rede pública decorrente das reprovações e evasão escolar.
No caso do ‘Acelera’, os estudantes podem frequentar o programa e depois retornar à rede regular. “Esse programa contribui para que, em um ano, a criança alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Ela pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências. Tanto os alunos como o professor tem acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes”, disse Juliene.
Já o ‘Se Liga’ ajuda a corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental. O objetivo é combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
Para o secretário municipal de Educação, Márcio Félix, todas as crianças têm potencial para aprender, mas a maioria não tem a oportunidade de desenvolver sequer as bases para sua aprendizagem. “Esses programas ajudam a devolver às crianças a oportunidade de seguir em frente”, destacou.
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul