Quarta-feira, 23 de julho de 2025 - 15h29
A mobilidade urbana com respeito e inclusão tem sido um dos compromissos da Prefeitura de Porto Velho. Entre as ações implementadas está a criação e ampliação de vagas exclusivas de estacionamento destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Além da sinalização horizontal e vertical nesses espaços, a gestão municipal também tem garantido um processo ágil para emissão da credencial que permite o uso correto dessas vagas.
A equipe da Prefeitura percorreu diversos pontos da cidade para acompanhar como a iniciativa está sendo recebida pela população e conversar com quem depende desse tipo de acessibilidade. Locais como a rua Rogério Weber, nas imediações da Praça das Três Caixas D’Água, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a rua Euclides da Cunha, com avenida Sete de Setembro (ao lado do Prédio do Relógio), a sede da Prefeitura e o Parque da Cidade já contam com as novas sinalizações.
Tereza Alves, ambulante na Praça das Três Caixas D’Água, conta que vê de perto a realidade de muitas famílias com filhos autistas e idosos. “Muito importante. Nossa capital estava precisando disso. O povo deve dar valor e considerar essas crianças que não têm culpa de nascer com essa deficiência. Eu sempre curto os vídeos do prefeito quando ele fala das ações voltadas aos autistas”, relatou.
No Parque da Cidade, encontramos Elisabete da Costa, psicopedagoga e mãe de Anderson Costa, de 39 anos, com autismo severo. Para ela, a sinalização das vagas é um passo necessário para a inclusão. “É fundamental. Precisamos, sim, dessa inclusão. Era muito difícil encontrar um espaço acessível, e agora Porto Velho está desenvolvendo essa parte. É notório. É importante”, afirmou emocionada.
Vagas sinalizadas e com garantia de uso legal
As vagas prioritárias seguem os padrões de sinalização definidos pelas normas de trânsito. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Mobilidade (Semtran), também busca conscientizar a população sobre a importância do respeito a esses espaços.
Para garantir o uso correto das vagas, é necessário portar a credencial de estacionamento, que é emitida de forma gratuita pela Semtran. O processo é simples, rápido e acessível.
A solicitação pode ser feita diretamente na sede da secretaria, localizada na avenida Amazonas, Nº 698, bairro Santa Bárbara. Os documentos necessários incluem RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a condição da pessoa com deficiência ou o diagnóstico de TEA. No caso de idosos, é preciso apresentar um documento com foto e a comprovação de idade acima de 60 anos.
Mais que sinalização: uma cidade mais justa
A sinalização das vagas e a emissão da credencial fazem parte de uma política mais ampla de inclusão adotada pela Prefeitura de Porto Velho, que envolve também capacitação de servidores, campanhas de conscientização e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias.
A população pode contribuir com esse processo respeitando as vagas, denunciando irregularidades e promovendo uma cultura de empatia e cidadania.
Moradores do projeto de assentamento São Francisco, sul de Canutama, AM cobram melhorias
O projeto de Assentamento São Francisco, localizado no sul do município de Canutama (AM), distante cerca de 638 km por hidrovia, da capital, Manaus
Prefeitura planeja o maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil
A Prefeitura de Porto Velho deu início ao planejamento do maior concurso público já realizado na capital. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (
13º Prêmio Prefeitura Empreendedora de Rondônia
O Sebrae já se prepara para dar início ao circuito estadual de lançamentos do 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) em Rondônia. Na próx