Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

População de Rio Crespo revoltada com a adm. municipal


População de Rio Crespo revoltada com a adm. municipal - Gente de Opinião

Jocenir Santanna
Diário de Rondônia

O município de Rio Crespo vive um período negro na sua curta história de emancipação político-administrativa. O posto de saúde não possui remédios e não tem médicos suficientes para atender à população, os índices escolares estão em baixa no Ideb, o departamento de agricultura não tem condições de atender os agricultores e a secretaria de obras, inoperante, não consegue atender as reivindicações da população, nem na cidade e muito menos no interior. Nem o investimento do governo do estado, através do Fundo de Infraestrutura e Transportes e Habitação (Fitha) está sendo aplicado conforme o necessário, para poder atender a população.

Na cidade, as ruas esburacadas receberam um tapa-buracos que não resistiu à primeira chuva e no interior, a maioria das estradas estão intrafegáveis. Até o transporte escolar vem enfrentado dificuldade e algumas linhas não estão sendo atendidas.

Essas denúncias tem sido feitas constantemente por moradores que não aguentam mais a situação e se dizem cansados de pedir providências. “O prefeito nunca está na prefeitura. Ou está na fazenda dele ou está em Porto Velho. Como ele não mora na cidade (reside em Ariquemes) não estamos conseguindo saber o que está acontecendo” disse um dos representantes do moradores de uma linha rural que fica há menos de 10 quilômetros da sede do município, onde o transporte escolar tem deixado diversas crianças sem aula porque o ônibus não consegue chegar.

“Esperamos que o prefeito cuide mais do nosso município, já que ele fez de tudo para assumir a prefeitura quando a prefeita (Ediane Moreira) morreu e agora não vem dando conta do serviço. O prefeito tá dando muita atenção para a política e deixando a população de lado. No mandato dele até a prefeitura pegou fogo. Hoje não temos nem prefeito nem prefeitura”, destacou outro morador, que pediu para não se identificar por medo de represálias.

Desse jeito, seria melhor se a gente voltasse a pertencer à Ariquemes, pelo menos não estaríamos abandonados pela administração municipal e até o nosso prefeito ‘podia’ dizer que morava na cidade.

A revolta dos moradores também é direcionada aos vereadores do município que, segundo eles, ao invés de trabalhar ficam “caçando” confusão política e nada fazem pela população. “Esses vereadores, ao invés de defender o interesse do povo que elegeu eles ficam fazendo esse jogo sujo da política, tudo por interesse. Eles sabem de todas essas dificuldades que a população enfrenta, mas “não tiram o pé do chão para ajudar. Só querem saber do gordo salário no fim do mês e de fazer politicagem”. Os moradores de Rio Crespo já estão de cansados de pedir ajuda para os vereadores e nunca ter uma resposta para os seus problemas”- finalizou.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bate Estaca: ponte entra na fase final e encerra isolamento após rompimento de estrada

Bate Estaca: ponte entra na fase final e encerra isolamento após rompimento de estrada

A nova ponte sobre o Igarapé Bate Estaca, localizada na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, entrou na fase final de execução e já garante o re

Prefeitura realiza corrida solidária para arrecadar alimentos em Porto Velho

Prefeitura realiza corrida solidária para arrecadar alimentos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho promove, no dia 4 de abril, uma corrida solidária com objetivo de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulne

Fiscalização do TCE-RO busca garantir segurança, acesso a serviços públicos e reduzir isolamento de moradores de Jaci-Paraná

Fiscalização do TCE-RO busca garantir segurança, acesso a serviços públicos e reduzir isolamento de moradores de Jaci-Paraná

Garantir que famílias da zona rural tenham segurança para se deslocar, acesso ao ensino público e condições dignas para escoar sua produção é um des

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Escritório de Governança fortalece gestão ambiental e monitoramento do território

Um novo passo na organização das ações ambientais marca esta quarta-feira (18), com a inauguração do Escritório de Governança do Programa União com Mu

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)