Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 - 16h13
A câmara municipal de Itapuã do Oeste foi palco de uma grande reunião comunitária no último domingo (17/02). A população se organizou para reivindicar melhorias na educação e na saúde do município, para isso eles contaram com a presença do deputado estadual Doutor Alexandre. Através do líder comunitário Francisco Ramos e do ex-vereador Cotico o convite chegou ao parlamentar que atendeu prontamente. As principais reclamações feitas ao deputado foram Saúde e a Educação. Segundo os moradores esses serviços básicos e essenciais não têm sido prestados de forma satisfatória.
Com relação a Educação, a comunidade reclamou que não existe ônibus para fazer o transporte dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que geralmente moram na zona rural. Segundo o agricultor Ibraim Júnior as dificuldades para conseguir estudar tem superado o desejo de estar em sala de aula aprendendo. Nosso povo se sente desprezado, esquecido e maltratado. Não sei de quem é culpa se da prefeitura ou do governo do estado, mas nós estamos sendo prejudicados com isso, desabafou o produtor rural.
Doutor Alexandre ouviu atentamente as reclamações e garantiu que vai pessoalmente ao secretário estadual de educação, Edinaldo Lustoza, pegar informações sobre o caso. O parlamentar disse ainda que vai solicitar o levantamento do valor dos recursos destinados e quanto foi disponibilizado para Itpuã do Oeste.
Quando o assunto foi a saúde pública as reclamações foi geral, todos apontando falhas no sistema do município. Segundo a maioria dos presentes na reunião o hospital local é pequeno e não atende a demanda de pacientes, além disso só há dois médicos para atender toda a população. Outra reivindicação foi referente a falta de especialistas, principalmente para atender mulheres e crianças.
De acordo com a agente comunitária Edinéia Machado, as mulheres precisam de um ginecologista que fique no município, pois hoje não existe esse profissional no local e para realizar algum tipo de exame as mulheres têm que deslocarem para Porto Velho ou Ariquemes onerando gastos demasiados com passagem, alimentação e até exames. Outro grande problema destacado foi a falta de remédios básicos para ser distribuído à população.
Diante dessa realidade Doutor Alexandre disse que se for preciso vai brigar para que a população receba um atendimento satisfatório. Ele sugeriu que seja disponibilizado um ginecologista para atender a população feminina pelo menos duas vezes na semana. Quanto a falta de remédio o parlamentar argumentou que falta planejamento. Não é permitido deixar que o medicamento acabe para que só então seja feito o pedido. É necessário ter conhecimento e acompanhamento de toda a medicação disponibilizada aos pacientes, reiterou o deputado.
Doutor Alexandre finalizou o encontro destacando e parabenizando a iniciativa da população. Toda ação positiva é válida e temos mesmo que fazer de tudo para ajudar a quem precisa. Sempre que a comunidade tiver alguma exigência me procure, farei o possível para buscar a solução. Não prometo que posso resolver tudo, mas dou minha palavra que vou buscar alternativas para o problema, finalizou o parlamentar.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)