Terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 14h10
Desde fevereiro de 2009 o projeto intitulado “Educando através do Karatê”, desenvolvido no município de Vilhena, vem tirando crianças e adolescentes carentes de situações vulneráveis. A iniciativa partiu do PM Breno e PM Mônica, praticantes da modalidade, e lotados no 3º Batalhão da Polícia Militar.
O Programa consiste em ministrar a crianças e adolescentes aulas de karate, palestras e lições de cidadania e respeito ao próximo através da disciplina de uma arte marcial.
O projeto que conta atualmente com 40 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos tem como principais exigências para ingresso e permanência, a matrícula escolar e a comprovação de viver em situação de risco, sendo a triagem realizada pela Associação Vilhenense de Karatê (AVK), instituição sem fins lucrativos que conta com o apoio do voluntariado da comunidade local.Segundo o PM Breno, eles começam com noções básicas do Karatê e evoluem, podendo se graduar e crescer dentro desta arte marcial.
O maior objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e responsáveis, de forma a levar uma vida ética, disciplinada, saudável, e principalmente longe das drogas. Os mentores do projeto , que prestam serviços na1ª Companhia do 3º BPM, conhecem bem a região, consideram a cidade de Vilhena tranqüila, mas que, assim como outros centros urbanos, tem no consumo de drogas a principal ameaça ao futuro dos jovens.
Pais e filhos
“O projeto tem despertado não só as crianças e os adolescentes, mas muitos adultos nos procuram para conhecer um pouco mais da arte milenar do karatê que tem em seu lema a formação do caráter, o cultivo do intuito de esforço, a contenção do espírito de agressão e o respeito acima de tudo. As nossas expectativas são as melhores possíveis para o próximo ano e esperamos atingir mais e mais crianças e adolescentes, atualmente necessitamos do apoio financeiro para montarmos um local apropriado para os treinamentos de karatê”, conclui a PM Mônica.
No último fim de semana do mês de setembro os alunos do projeto “Educando através do karatê” participaram do 1º Campeonato Garra, que reuniu karatecas de todo o estado em uma competição em que o mais importante foi a interação e as novas amizades conquistadas. Os atletas do projeto fizeram bonito, garantiram várias medalhas se destacando a nível de estado.
Fonte: Lenilson Guedes
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)