Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Policiais Militares desenvolvem projeto de Karatê em Vilhena



Desde fevereiro de 2009 o projeto intitulado “Educando através do Karatê”, desenvolvido no município de Vilhena, vem tirando crianças e adolescentes carentes de situações vulneráveis. A iniciativa partiu do PM Breno e PM Mônica, praticantes da modalidade, e lotados no 3º Batalhão da Polícia Militar.

O Programa consiste em ministrar a crianças e adolescentes aulas de karate, palestras e lições de cidadania e respeito ao próximo através da disciplina de uma arte marcial.

O projeto que conta atualmente com 40 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos tem como principais exigências para ingresso e permanência, a matrícula escolar e a comprovação de viver em situação de risco, sendo a triagem realizada pela Associação Vilhenense de Karatê (AVK), instituição sem fins lucrativos que conta com o apoio do voluntariado da comunidade local.Segundo o PM Breno, eles começam com noções básicas do Karatê e evoluem, podendo se graduar e crescer dentro desta arte marcial.

O maior objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e responsáveis, de forma a levar uma vida ética, disciplinada, saudável, e principalmente longe das drogas. Os mentores do projeto , que prestam serviços na1ª Companhia do 3º BPM, conhecem bem a região, consideram a cidade de Vilhena tranqüila, mas que, assim como outros centros urbanos, tem no consumo de drogas a principal ameaça ao futuro dos jovens.

Pais e filhos

“O projeto tem despertado não só as crianças e os adolescentes, mas muitos adultos nos procuram para conhecer um pouco mais da arte milenar do karatê que tem em seu lema a formação do caráter, o cultivo do intuito de esforço, a contenção do espírito de agressão e o respeito acima de tudo. As nossas expectativas são as melhores possíveis para o próximo ano e esperamos atingir mais e mais crianças e adolescentes, atualmente necessitamos do apoio financeiro para montarmos um local apropriado para os treinamentos de karatê”, conclui a PM Mônica.

No último fim de semana do mês de setembro os alunos do projeto “Educando através do karatê” participaram do 1º Campeonato Garra, que reuniu karatecas de todo o estado em uma competição em que o mais importante foi a interação e as novas amizades conquistadas. Os atletas do projeto fizeram bonito, garantiram várias medalhas se destacando a nível de estado.

Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)