Sábado, 15 de dezembro de 2007 - 14h03
Ratos em meio à soja armazenada no Almoxarifado Municipal de Vilhena (sul de Rondônia) podem estar colocando em risco a saúde de muita gente. Os grãos carcomidos são usados pela CPA (Central de Produção de Alimentos) como matéria-prima na fabricação de pão e leite distribuídos a, pelo menos, 5 mil famílias pobres, além de reforçar a merenda escola do município.
A vereadora Eliane Back (PV) recebeu uma denúncia anônima e foi ao almoxarifado. Encontrou-o fechado e sem ninguém para recebê-la. Foi então que telefonou para o diretor do local, João Antônio Cirino dos Santos, que foi ao encontro de Eliane acompanhado do prefeito Marlon Donadon (PMDB) e uma enorme comitiva de assessores.
A tropa de choque do prefeito impediu a imprensa de entrar no local, bateu boca com a vereadora, quis impedi-la de entrar no almoxarifado e acusou-a de tentar usar a situação para fins eleitoreiros. O programa de distribuição de pães e leite é usado com muita ênfase na publicidade oficial veiculada pela televisão, outdoors, rádios e jornais.
Eliane só conseguiu entrar depois de ameaçar chamar a polícia. Ela acionou o também vereador Arlindo Nenzão (PDT) e representantes da Delegacia Regional de Saúde, Vigilância Sanitária e Ministério Público. No local, de fato havia muita sujeira, mau cheiro e caixas de remédio com prazos de validade vencidos, além dos ratos e até um gato morto.
Alguns sacos de soja estavam furados, provavelmente pela roedura dos animais. Mostras do cereal e do leite já pronto foram recolhidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária e encaminhados para exames laboratoriais para atestar se a população vinha, realmente, correndo o risco de contaminação.
A distribuição do leito e do pão, que ocorria desde 2001, foi suspensa até que a prefeitura construa um local que garanta a conservação adequada da matéria-prima. O Projeto de Lei nº 2372/07, aprovado em 8 de março deste ano na Câmara de Vereadores, prevê a construção de um silo.
Em sua versão sobre os fatos, o prefeito disse que os funcionários responsáveis pela conservação da soja serão demitidos. Marlon culpou a vereadora Eliane pela cancelamento do atendimento às milhares de pessoas. "É política", resumiu o prefeito para empanar o peso da denúncia da parlamentar.
Fonte: Júlio Olivar
Sebrae mapeia lideranças no Baixo Madeira
Em atividade relacionada ao projeto Território Empreendedor Baixo Madeira, o Sebrae em Rondônia rodou na semana do dia 07 a 11 de julho nos distrito
Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da
Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,
Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho
Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci