Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pobres recebem pão e leite fabricados com restos de ratos


Ratos em meio à soja armazenada no Almoxarifado Municipal de Vilhena (sul de Rondônia) podem estar colocando em risco a saúde de muita gente. Os grãos carcomidos são usados pela CPA (Central de Produção de Alimentos) como matéria-prima na fabricação de pão e leite distribuídos a, pelo menos, 5 mil famílias pobres, além de reforçar a merenda escola do município.

A vereadora Eliane Back (PV) recebeu uma denúncia anônima e foi ao almoxarifado. Encontrou-o fechado e sem ninguém para recebê-la.   Foi então que telefonou para o diretor do local, João Antônio Cirino dos Santos, que foi ao encontro de Eliane acompanhado do prefeito Marlon Donadon (PMDB) e uma enorme comitiva de assessores.  

A tropa de choque do prefeito impediu a imprensa de entrar no local, bateu boca com a vereadora, quis impedi-la de entrar no almoxarifado e acusou-a de tentar usar a situação para fins eleitoreiros. O programa de distribuição de pães e leite é usado com muita ênfase na publicidade oficial veiculada pela televisão, outdoors, rádios e jornais.

Eliane só conseguiu entrar depois de ameaçar chamar a polícia. Ela acionou o também vereador Arlindo Nenzão (PDT) e representantes da Delegacia Regional de Saúde, Vigilância Sanitária e Ministério Público. No local, de fato havia muita sujeira, mau cheiro e caixas de remédio com prazos de validade vencidos, além dos ratos e até um gato morto.

Alguns sacos de soja estavam furados, provavelmente pela roedura dos animais. Mostras do cereal e do leite já pronto foram recolhidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária e encaminhados para exames laboratoriais para atestar se a população vinha, realmente, correndo o risco de contaminação.

A distribuição do leito e do pão, que ocorria desde 2001, foi suspensa até que a prefeitura construa um local que garanta a conservação adequada da matéria-prima.   O Projeto de Lei nº 2372/07, aprovado em 8 de março deste ano na Câmara de Vereadores, prevê a construção de um silo.

Em sua versão sobre os fatos, o prefeito disse que os funcionários responsáveis pela conservação da soja serão demitidos. Marlon culpou a vereadora Eliane pela cancelamento do atendimento às milhares de pessoas. "É política", resumiu o prefeito para empanar o peso da denúncia da parlamentar.

Fonte: Júlio Olivar

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)