Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PM cumpre determinação Judicial sem violência em Seringueiras


 
A ação da Polícia Militar, na desocupação de uma área denominada de Paulo Freire, em Seringueiras, Rondônia,  não foi violenta e nem tampouco tiros foram disparados contra os invasores. Foi o que afirmou o tenente coronel PM Walter Leitão, Comandante do 2 BPM em Ji-paraná, contestando trechos da matéria divulgada por um jornal de Porto Velho,na página D -3 edição de 28 e 29 de julho de 2008, quando diz que ' Não houve diálogo por parte dos policiais que chegaram com violência, atirando balas de borracha  atingindo mulheres e crianças, ferindo idosos e destruindo percentes das familias acampadas", lamentou o coordenador.

A deteminação Judicial  ocorreu durante o dia, sendo lido para os acampados a determinação judicial. De fato, disse o tenente coronel foi necessário efetuar alguns disparos de munição de borracha e granada de gás em face de um grupo de oito  acampados terem partido para retirar das mãos de uma equipe da PM, dois sem-terras detidos fora do acampamento.

Os feridos foram atendidos pelos pronto-socorristas do Corpo de Bombeiros Militar que estavam acompanhando a tropa. Estavam presentes também um delegado e 20  agentes e peritos da Polícia Civil.

Foram realizadas três  prisões em cumprimento de Mandado Judicial. Os demais acampados foram identificados e como nada constava foram relocados a mais de 15 quilômetros. A desmontagem do acampamento ficou por conta de braçais e a PM não destruiu nada.

WALTER ARNALDO PEREIRA LEITÃO - TEN CEL PM
Comandante do 2 BPM

A determinação Judicial

"Tendo em vista a nova manifestação dos autores, dando conta de que persiste a turbação pelos antigos invasores, que agora se avizinham na propriedae fundiária, de onde se originam atos criminosos gravíssimos contra a propriedade dos autores, é de todo necessária uma intervenção efetiva do Estado para reestabelecer a ordem e garantir o direito assegurado à parte. Posto isto determino a RETIRADA DOS INVASORES do imóvel que atualmente ocupam, fixando limite mínimo de distância de 15Km. A Polícia Militar deverá cumprir a ordem impreterivelmente em até 15 (quinze) dias, sob pena de responsabilização criminal...". " A Polícia Militar deverá mostrar-se presente no local dos fatos, a fim de coibir novas práticas delituosas, deslocando tantos policiais quantos forem necessários. Advirto a Polícia Militar que está experessamente vedada a transifência sobre o direito da parte ou sobre a ordem udicial emanada".

O documento é assinado pelo Juiz de Direito substituto de São Miguel

Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)