Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

PM cumpre determinação Judicial sem violência em Seringueiras


 
A ação da Polícia Militar, na desocupação de uma área denominada de Paulo Freire, em Seringueiras, Rondônia,  não foi violenta e nem tampouco tiros foram disparados contra os invasores. Foi o que afirmou o tenente coronel PM Walter Leitão, Comandante do 2 BPM em Ji-paraná, contestando trechos da matéria divulgada por um jornal de Porto Velho,na página D -3 edição de 28 e 29 de julho de 2008, quando diz que ' Não houve diálogo por parte dos policiais que chegaram com violência, atirando balas de borracha  atingindo mulheres e crianças, ferindo idosos e destruindo percentes das familias acampadas", lamentou o coordenador.

A deteminação Judicial  ocorreu durante o dia, sendo lido para os acampados a determinação judicial. De fato, disse o tenente coronel foi necessário efetuar alguns disparos de munição de borracha e granada de gás em face de um grupo de oito  acampados terem partido para retirar das mãos de uma equipe da PM, dois sem-terras detidos fora do acampamento.

Os feridos foram atendidos pelos pronto-socorristas do Corpo de Bombeiros Militar que estavam acompanhando a tropa. Estavam presentes também um delegado e 20  agentes e peritos da Polícia Civil.

Foram realizadas três  prisões em cumprimento de Mandado Judicial. Os demais acampados foram identificados e como nada constava foram relocados a mais de 15 quilômetros. A desmontagem do acampamento ficou por conta de braçais e a PM não destruiu nada.

WALTER ARNALDO PEREIRA LEITÃO - TEN CEL PM
Comandante do 2 BPM

A determinação Judicial

"Tendo em vista a nova manifestação dos autores, dando conta de que persiste a turbação pelos antigos invasores, que agora se avizinham na propriedae fundiária, de onde se originam atos criminosos gravíssimos contra a propriedade dos autores, é de todo necessária uma intervenção efetiva do Estado para reestabelecer a ordem e garantir o direito assegurado à parte. Posto isto determino a RETIRADA DOS INVASORES do imóvel que atualmente ocupam, fixando limite mínimo de distância de 15Km. A Polícia Militar deverá cumprir a ordem impreterivelmente em até 15 (quinze) dias, sob pena de responsabilização criminal...". " A Polícia Militar deverá mostrar-se presente no local dos fatos, a fim de coibir novas práticas delituosas, deslocando tantos policiais quantos forem necessários. Advirto a Polícia Militar que está experessamente vedada a transifência sobre o direito da parte ou sobre a ordem udicial emanada".

O documento é assinado pelo Juiz de Direito substituto de São Miguel

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam