Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Plano FutuRO é Apresentado em Ji-Paraná


“A equipe do governo está indo em cada região do Estado para apresentar o Plano FutuRO e ouvir da sociedade suas impressões e sugestões. O Plano é antes de tudo um instrumento de participação e mobilização social”, pontuou a secretária de Estado de Assistência Social, Cláudia Moura.

A secretária apresentou os índices apontados pelo IBGE, no Censo 2010, que identificou aproximadamente 11.190 pessoas na região de Ji-Paraná e municípios vizinhos que vivem em situação de extrema pobreza. “A primeira etapa do Plano é realizar a busca ativa para identificar essas famílias que vivem com a renda de até 70 reais por membro da família, mas, essa busca só será possível com o auxilio de entidades, igrejas, associações, prefeituras e de toda a rede socioassistencial”, afirma Cláudia.

Durante a apresentação a secretária de Assistência Social, acompanhada do secretário de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus e do secretário adjunto de Estado da Justiça, Zaqueu Ramos, debateram com o público presente diversos aspectos do programa, como a educação, regularização fundiária, transferência de renda, qualificação e inclusão no mercado de trabalho, além de políticas de garantia de direitos, para crianças e adolescentes, mulheres e idosos.

De acordo com a secretária de Ação Social do município de Ji-Paraná, Sônia Reigota, este é um momento ímpar para o município, que só este ano foi contemplado pela Seas com 14 projetos na área de Assistência Social. Os projetos contemplados irão trabalhar alinhados com o Plano FutuRO, principalmente na área de capacitação. “Não existe porta de saída para extrema pobreza sem qualificação profissional”, completa Sônia Reigota.

Para Sônia Regina Florio, agente de saúde que participou do debate no auditório da REN, a apresentação do Plano foi muito produtiva e esclarecedora. “O Plano Futuro vai trazer muitos benefícios para toda população pobre de Rondônia, que durante muitos anos viveu à margem das políticas e serviços do Estado”, cinclui Sônia Regina.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)