Quinta-feira, 17 de julho de 2008 - 18h19
O Plano Territorial de Ações Integradas do Território Central, em Rondônia, foi apresentado ao colegiado e ao comitê nesta quarta-feira (16), em Ji-Paraná. O Território receberá em 2008 R$ 138,7 milhões em investimentos, através de 62 ações.
Na programação foram discutidas as propostas do colegiado do território. Seu resultado deverá subsidiar a construção de uma agenda de compromissos envolvendo o colegiado e o Comitê de Articulação Estadual do Territórios da Cidadania, explicou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow.
A articuladora do Território Central, Renata Rosa de Souza, disse que o plano apresentado deu credibilidade e fortaleceu o programa Territórios da Cidadania. A análise sobre o retorno dos ministérios ao que havia sido planejado pelo colegiado foi positiva. Os órgãos executores também estão atendendo a expectativa, avaliou a articuladora. Segundo Renata, foi acentuado o envolvimento da sociedade civil e dos órgãos públicos nessa etapa e houve a presença maciça dos municípios.
As ações no Plano estão distribuídas nas áreas: fundiária, gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infra-estrutura, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água. O colegiado do território se dividiu em comissões temáticas nessas áreas e acompanhará a execução do plano com reuniões periódicas e em articulação com o comitê estadual.
Rondônia possui quatro territórios homologados: Central, Rio Machado, Madeira Mamoré e Vale do Jamari. Eles fazem parte da política do Governo Federal para promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades regionais.
O Central é composto pelos municípios: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Urupá.
Fonte: MDA
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo 152 novas oportunidades de empreg
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza