Quinta-feira, 17 de julho de 2008 - 18h19
O Plano Territorial de Ações Integradas do Território Central, em Rondônia, foi apresentado ao colegiado e ao comitê nesta quarta-feira (16), em Ji-Paraná. O Território receberá em 2008 R$ 138,7 milhões em investimentos, através de 62 ações.
Na programação foram discutidas as propostas do colegiado do território. Seu resultado deverá subsidiar a construção de uma agenda de compromissos envolvendo o colegiado e o Comitê de Articulação Estadual do Territórios da Cidadania, explicou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow.
A articuladora do Território Central, Renata Rosa de Souza, disse que o plano apresentado deu credibilidade e fortaleceu o programa Territórios da Cidadania. A análise sobre o retorno dos ministérios ao que havia sido planejado pelo colegiado foi positiva. Os órgãos executores também estão atendendo a expectativa, avaliou a articuladora. Segundo Renata, foi acentuado o envolvimento da sociedade civil e dos órgãos públicos nessa etapa e houve a presença maciça dos municípios.
As ações no Plano estão distribuídas nas áreas: fundiária, gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infra-estrutura, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água. O colegiado do território se dividiu em comissões temáticas nessas áreas e acompanhará a execução do plano com reuniões periódicas e em articulação com o comitê estadual.
Rondônia possui quatro territórios homologados: Central, Rio Machado, Madeira Mamoré e Vale do Jamari. Eles fazem parte da política do Governo Federal para promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades regionais.
O Central é composto pelos municípios: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Urupá.
Fonte: MDA
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)