Quinta-feira, 17 de julho de 2008 - 18h19
O Plano Territorial de Ações Integradas do Território Central, em Rondônia, foi apresentado ao colegiado e ao comitê nesta quarta-feira (16), em Ji-Paraná. O Território receberá em 2008 R$ 138,7 milhões em investimentos, através de 62 ações.
Na programação foram discutidas as propostas do colegiado do território. Seu resultado deverá subsidiar a construção de uma agenda de compromissos envolvendo o colegiado e o Comitê de Articulação Estadual do Territórios da Cidadania, explicou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow.
A articuladora do Território Central, Renata Rosa de Souza, disse que o plano apresentado deu credibilidade e fortaleceu o programa Territórios da Cidadania. A análise sobre o retorno dos ministérios ao que havia sido planejado pelo colegiado foi positiva. Os órgãos executores também estão atendendo a expectativa, avaliou a articuladora. Segundo Renata, foi acentuado o envolvimento da sociedade civil e dos órgãos públicos nessa etapa e houve a presença maciça dos municípios.
As ações no Plano estão distribuídas nas áreas: fundiária, gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infra-estrutura, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água. O colegiado do território se dividiu em comissões temáticas nessas áreas e acompanhará a execução do plano com reuniões periódicas e em articulação com o comitê estadual.
Rondônia possui quatro territórios homologados: Central, Rio Machado, Madeira Mamoré e Vale do Jamari. Eles fazem parte da política do Governo Federal para promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades regionais.
O Central é composto pelos municípios: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Urupá.
Fonte: MDA
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)