Segunda-feira, 1 de março de 2010 - 13h39
Um município que dá certo. Em resumo esta é a definição que Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes, e pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, faz de Pimenta Bueno. O peemedebista visitou a região, no último final de semana, a fim de conhecer um pouco mais da economia local, e ficou fascinado pelo volume de produção que o município apresenta. ”No seu coração pulsa uma energia incrível que é o empreendedorismo como princípio e fim de sua própria existência. Pimenta Bueno vive este presente com olhos num futuro de riqueza”, resume.
O município que faz parte do Cone Sul do Estado, é exuberante pelo volume de investimentos e produção. Para Confúcio, Pimenta Bueno é uma escola de sucesso, com suas indústrias de confecções, cerâmica, peças e produção de energia elétrica.
Um dos destaques é a empresa de peças de motocicletas e bicicletas - a Cairu. Nascida em Rondônia, emprega em torno de 1.200 funcionários e produz mensalmente 20 mil bicicletas.
A Cairu atende o Norte e o Centro-Oeste. “É uma empresa onde tudo parece funcionar com uma lógica perfeita. Vendedores, cobradores, conferencistas, arrumadores, empacotadores, compradores, banco de dados, tecnologia da informação, modernização de processos, enfim, tudo arranjado para ser perfeito”, elogia Confúcio.
“É assim que se constrói um Estado. O poder público, de um lado, puxando a guia do desenvolvimento. Empresários, de outro, sustentando a riqueza. Comerciantes a desafiarem a lógica do nosso território, ocupando o mundo inteiro. A partir da Cairu, a cidade pegou a vocação para o empreendedorismo, consciente ou não”, relata Moura.
Outra grande realização que chamou a atenção do peemedebista foi a Eletrogóes - uma usina térmica e termoelétrica. Com um investimento de R$ 450 milhões, a Eletrogóes entra em fase final de instalação, com perspectiva de geração de energia suficiente para atender a 350 mil pessoas.
“Tudo ali é aula magistral de física. A lenha extraída do lago, o extraordinário banco de germoplasma, a clonagem, a estaquia, as gemas. Todas as espécies de eucaliptos repicados em tubetes. O oceano verde de floresta plantada, breve será uma nova economia”, avalia.
A estimativa é que num hectare de floresta o agricultor obtenha renda anual dez vezes superior ao rendimento proveniente da criação de gado. “A lenha queimada gerará energia elétrica. O reflorestamento será mais uma alternativa para economia do Estado”, acredita.
“Pimenta Bueno é um oásis de inovações onde se brotam arranjos produtivos extraordinariamente diferenciados”, conclui Confúcio.
Fonte: Daniele Basso e Valbran Júnior
PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho
Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a
Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho
Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão
Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação
"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de
2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos
Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu