Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

'Pimenta Bueno é um oásis de inovações', afirma Confúcio.


 
Um município que dá certo. Em resumo esta é a definição que Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes, e pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, faz de Pimenta Bueno. O peemedebista visitou a região, no último final de semana, a fim de conhecer um pouco mais da economia local, e ficou fascinado pelo volume de produção que o município apresenta. ”No seu coração pulsa uma energia incrível que é o empreendedorismo como princípio e fim de sua própria existência. Pimenta Bueno vive este presente com olhos num futuro de riqueza”, resume. 

O município que faz parte do Cone Sul do Estado, é exuberante pelo volume de investimentos e produção. Para Confúcio, Pimenta Bueno é uma escola de sucesso, com suas indústrias de confecções, cerâmica, peças e produção de energia elétrica. 

Um dos destaques é a empresa de peças de motocicletas e bicicletas - a Cairu. Nascida em Rondônia, emprega em torno de 1.200 funcionários e produz mensalmente 20 mil bicicletas. 

A Cairu atende o Norte e o Centro-Oeste. “É uma empresa onde tudo parece funcionar com uma lógica perfeita. Vendedores, cobradores, conferencistas, arrumadores, empacotadores, compradores, banco de dados, tecnologia da informação, modernização de processos, enfim, tudo arranjado para ser perfeito”, elogia Confúcio. 

“É assim que se constrói um Estado. O poder público, de um lado, puxando a guia do desenvolvimento. Empresários, de outro, sustentando a riqueza. Comerciantes a desafiarem a lógica do nosso território, ocupando o mundo inteiro. A partir da Cairu, a cidade pegou a vocação para o empreendedorismo, consciente ou não”, relata Moura.

Outra grande realização que chamou a atenção do peemedebista foi a Eletrogóes - uma usina térmica e termoelétrica. Com um investimento de R$ 450 milhões, a Eletrogóes entra em fase final de instalação, com perspectiva de geração de energia suficiente para atender a 350 mil pessoas. 

“Tudo ali é aula magistral de física. A lenha extraída do lago, o extraordinário banco de germoplasma, a clonagem, a estaquia, as gemas. Todas as espécies de eucaliptos repicados em tubetes. O oceano verde de floresta plantada, breve será uma nova economia”, avalia. 

A estimativa é que num hectare de floresta o agricultor obtenha renda anual dez vezes superior ao rendimento proveniente da criação de gado. “A lenha queimada gerará energia elétrica. O reflorestamento será mais uma alternativa para economia do Estado”, acredita. 

“Pimenta Bueno é um oásis de inovações onde se brotam arranjos produtivos extraordinariamente diferenciados”, conclui Confúcio.

Fonte: Daniele Basso e Valbran Júnior

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)