Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PANOBIANCO: Rio Machado passa de 11 metros e deixa desabrigados em Ji-Paraná



Com a continuidade das chuvas desde Vilhena e todos os afluentes cheios, Ji-Paraná se prepara para uma das maiores enchentes da história.

Daniel Panobianco - Após provocar a maior enchente de todos os tempos em Pimenta Bueno, no sul de Rondônia, as águas dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno alimentam o rio Machado fazendo com que o nível não pare de subir. No Distrito de Riozinho, em Cacoal, várias casas estão completamente inundadas com a cheia do rio que passa pela região. 

Já em Cacoal, o Corpo de Bombeiros contabiliza mais de 150 residências afetadas pela cheia do ribeirão Pirarara, que desemboca no rio Machado. Como o Machado está muito cheio na região, a vazão do Pirarara não acontece e por isso a água fica retida na cidade sem escoar. Já em Ji-Paraná, o salto do nível do Machado veio à galope. 

Em questão de 24 horas, o rio subiu mais de 2 metros atingindo ao meio-dia deste domingo, a marca de 11 metros. O nível normal é de 9,09 metros e a cota de alerta é a partir de 9,78 metros. Os dados aferidos são da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Obras do município, famílias inteiras já retiraram seus pertences e foram encaminhadas para o ginásio de esportes "Gerivaldão", no Centro da cidade. Outras tantas continuam saindo às pressas vendo que o nível do rio só aumenta a cada hora que passa. 

Para piorar a situação, o ar quente e úmido formou uma faixa de nuvens carregadas desde o norte de Mato Grosso até o sul rondoniense, onde a chuva cai sem parar nas regiões de Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal. 

Em 2009, Ji-Paraná enfrentou uma das maiores enchentes da história, com nível atingindo 11,45 metros no dia 6 de fevereiro. Pelo menos 12 mil pessoas foram afetadas pela enchente que invadiu lojas, residências e fez desaparecer o Complexo Cultural Beira Rio, que fica às margens do mesmo. O canal Dois de Abril transbordou nos bairros Urupá e Centro. As maiores enchentes ainda pertencem aos anos de 1986 e 1989, quando o nível das águas ultrapassou a rodovia BR-364.
O clássico registro de cheias e vazantes do rio Machado indica que esta não será apenas mais uma enchente ou uma subida de curta duração. Já choveu e continua chovendo em todos os rios afluentes, como o Anta Atirada, em Rolim de Moura e o Urupá, na cidade de mesmo nome. E a previsão é de muita chuva para esta semana no centro-sul do Estado. 

De acordo com previsões do CPTEC/INPE (Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), um novo canal de umidade irá se alinhar esta semana entre a Amazônia e o Sudeste do Brasil. Em situações de ZCOU (Zona de Convergência de Umidade), a chuva em Rondônia, especialmente no sul do Estado, cai de forma intermitente, o que pode agravar muito a situação da enchente na segunda maior cidade de Rondônia. 

Os dados ainda ditam que os maiores níveis de enchente em Ji-Paraná ocorreram entre o final de março e na primeira quinzena de abril, portando, ainda há muita água pra cair na região

Gente de Opinião
Gente de Opinião
Gente de Opinião
Gente de Opinião
Gente de Opinião
Gente de Opinião
Gente de Opinião
Dados: ANA - Corpo de Bombeiros - CPTEC/INPE

(Fotos: João Nogueira/
Central Rondônia/Diário da Amazônia)

(Fonte: De olho no tempo)

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores

Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)