Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Panobianco: Intenso vendaval provoca destruição e mata 1 pessoa em Castanheiras


Panobianco: Intenso vendaval provoca destruição e mata 1 pessoa em Castanheiras - Gente de Opinião
Um vendaval de grandes proporções trouxe prejuizos e morte na última  quinta-feira, no distrito de Jardinópolis, há 25 km de Castanheiras, na região da Zona da Mata rondoniense. As rajadas de vento derrubaram o barracão da Cooperativa de Produtores Rurais da localidade. No momento do acidente, cinco pessoas estavam debaixo da estrutura.

O presidente da entidade, Valdemar dos Santos, morreu ao ser esmagado por uma das paredes do galpão. Amigos da vítima e cooperados contaram que o vendaval começou por volta das 14hs, de forma repentina. Veio arrancando árvores e aos poucos chegou no barracão da entidade, tirando primeiro telhas e em seguida derrubando tudo.

Valdemar e outras quatro pessoas viram o perigo e sairam do local, mas esqueceram os portões abertos. O agricultor acabou atingido por uma viga de concreto ao voltar para fechar a estrutura. "Ele foi fechar o barracão para não molhar o trator e os cereais que estavam lá dentro. No momento ficamos em pânico, tudo começou a cair, foi uma cena de guerra. Só vimos quando o Valdemar foi lá e não voltou mais. Foi um grande desespero", lembra José Luiz, um dos amigos do presidente da cooperativa, que estava próximo do galpão. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela polícia militar de Castanheiras, outras duas pessoas também tiveram ferimentos com a queda da sede da entidade, mas de forma leve.

Encaminhados para o hospital regional de Rolim de Moura, foram liberados no final da tarde. A perícia rolimourense esteve no local e constatou que Valdemar teve morte intantânea. O crânio do agricultor foi totalmente esmagado pelo peso da estrutura, diz o laudo. O presidente da cooperativa tinha 67 anos, era casado, morador do distrito havia pelo menos 20 anos.

Foi vice prefeito de Castanheiras na gestão de 1992 a 1996 e era um dos fundadores da entidade que conglomerava os agricultores da região, conhecida por sua força na pecuária de corte e de leite. Na região, demais sitiantes também registraram problemas em currais e nas demais estruturas das propriedades.

O vento forte trouxe apenas uma pequena chuva que não demorou muito tempo. Em Rolim de Moura não houve o registro de problemas com a ventania, que chegou a cidade com menos intensidade que Jardinópolis.

Fotos: Denis Farias (Fonte: De olho no tempo, com informações Rol News)

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç