Sábado, 23 de outubro de 2010 - 14h10

Um vendaval de grandes proporções trouxe prejuizos e morte na última quinta-feira, no distrito de Jardinópolis, há 25 km de Castanheiras, na região da Zona da Mata rondoniense. As rajadas de vento derrubaram o barracão da Cooperativa de Produtores Rurais da localidade. No momento do acidente, cinco pessoas estavam debaixo da estrutura.
O presidente da entidade, Valdemar dos Santos, morreu ao ser esmagado por uma das paredes do galpão. Amigos da vítima e cooperados contaram que o vendaval começou por volta das 14hs, de forma repentina. Veio arrancando árvores e aos poucos chegou no barracão da entidade, tirando primeiro telhas e em seguida derrubando tudo.
Valdemar e outras quatro pessoas viram o perigo e sairam do local, mas esqueceram os portões abertos. O agricultor acabou atingido por uma viga de concreto ao voltar para fechar a estrutura. "Ele foi fechar o barracão para não molhar o trator e os cereais que estavam lá dentro. No momento ficamos em pânico, tudo começou a cair, foi uma cena de guerra. Só vimos quando o Valdemar foi lá e não voltou mais. Foi um grande desespero", lembra José Luiz, um dos amigos do presidente da cooperativa, que estava próximo do galpão. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela polícia militar de Castanheiras, outras duas pessoas também tiveram ferimentos com a queda da sede da entidade, mas de forma leve.
Encaminhados para o hospital regional de Rolim de Moura, foram liberados no final da tarde. A perícia rolimourense esteve no local e constatou que Valdemar teve morte intantânea. O crânio do agricultor foi totalmente esmagado pelo peso da estrutura, diz o laudo. O presidente da cooperativa tinha 67 anos, era casado, morador do distrito havia pelo menos 20 anos.
Foi vice prefeito de Castanheiras na gestão de 1992 a 1996 e era um dos fundadores da entidade que conglomerava os agricultores da região, conhecida por sua força na pecuária de corte e de leite. Na região, demais sitiantes também registraram problemas em currais e nas demais estruturas das propriedades.
O vento forte trouxe apenas uma pequena chuva que não demorou muito tempo. Em Rolim de Moura não houve o registro de problemas com a ventania, que chegou a cidade com menos intensidade que Jardinópolis.
Fotos: Denis Farias (Fonte: De olho no tempo, com informações Rol News)
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)