Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Panobianco: Intenso vendaval provoca destruição e mata 1 pessoa em Castanheiras


Panobianco: Intenso vendaval provoca destruição e mata 1 pessoa em Castanheiras - Gente de Opinião
Um vendaval de grandes proporções trouxe prejuizos e morte na última  quinta-feira, no distrito de Jardinópolis, há 25 km de Castanheiras, na região da Zona da Mata rondoniense. As rajadas de vento derrubaram o barracão da Cooperativa de Produtores Rurais da localidade. No momento do acidente, cinco pessoas estavam debaixo da estrutura.

O presidente da entidade, Valdemar dos Santos, morreu ao ser esmagado por uma das paredes do galpão. Amigos da vítima e cooperados contaram que o vendaval começou por volta das 14hs, de forma repentina. Veio arrancando árvores e aos poucos chegou no barracão da entidade, tirando primeiro telhas e em seguida derrubando tudo.

Valdemar e outras quatro pessoas viram o perigo e sairam do local, mas esqueceram os portões abertos. O agricultor acabou atingido por uma viga de concreto ao voltar para fechar a estrutura. "Ele foi fechar o barracão para não molhar o trator e os cereais que estavam lá dentro. No momento ficamos em pânico, tudo começou a cair, foi uma cena de guerra. Só vimos quando o Valdemar foi lá e não voltou mais. Foi um grande desespero", lembra José Luiz, um dos amigos do presidente da cooperativa, que estava próximo do galpão. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela polícia militar de Castanheiras, outras duas pessoas também tiveram ferimentos com a queda da sede da entidade, mas de forma leve.

Encaminhados para o hospital regional de Rolim de Moura, foram liberados no final da tarde. A perícia rolimourense esteve no local e constatou que Valdemar teve morte intantânea. O crânio do agricultor foi totalmente esmagado pelo peso da estrutura, diz o laudo. O presidente da cooperativa tinha 67 anos, era casado, morador do distrito havia pelo menos 20 anos.

Foi vice prefeito de Castanheiras na gestão de 1992 a 1996 e era um dos fundadores da entidade que conglomerava os agricultores da região, conhecida por sua força na pecuária de corte e de leite. Na região, demais sitiantes também registraram problemas em currais e nas demais estruturas das propriedades.

O vento forte trouxe apenas uma pequena chuva que não demorou muito tempo. Em Rolim de Moura não houve o registro de problemas com a ventania, que chegou a cidade com menos intensidade que Jardinópolis.

Fotos: Denis Farias (Fonte: De olho no tempo, com informações Rol News)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)