Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

PANOBIANCO: Chuva torrencial de 120 mm alaga parte de Cacoal (RO)


  
Tempestade atípica assusta moradores e provoca enxurrada durante a madrugada no centro de Rondônia.

Daniel Panobianco - Áreas de instabilidade que se formaram na madrugada com o avanço de uma frente fria rumo ao sul da Amazônia provocaram muita chuva na região central de Rondônia. Em Cacoal, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou acumulado entre as 23 e 8 horas (horário local), cerca de 120,8 milímetros de chuva, sendo que a média climatológica esperada para todo o mês de maio na cidade é de 81,6 mm, ou seja, em 9 horas choveu quase o dobro de todo a chuva esperada para maio.

Os reflexos da torrencial chuva na cidade puderam ser notórios, mesmo o nível de rios e riachos estarem baixos por conta já do período de estiagem na Amazônia, o ribeirão Pirarara subiu rapidamente alagando alguns pontos da periferia de Cacoal. Em outros bairros, grandes enxurradas destruíram ruas e invadiram casas pegando muita gente de surpresa às 4 horas da manhã.

Essa chuva torrencial que desabou sob Cacoal é totalmente atípica para este período do ano. Desde que a estação do INMET entrou em funcionamento em 2008, o maior volume de chuva verificado em um período de 24 horas até então foi de 30 mm.

Dados: INMET
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento