Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Painel de Música da Funarte forma monitores em RO


Nove jovens têm a oportunidade de receber capacitação para lecionar música até esta sexta-feira (31). O curso aplicado pelo Painel de Música Popular da Fundação Nacional das Artes (Funarte), pela primeira vez em Rondônia, oferece através da Ação Social pela Música do Brasil – Núcleo Maestro David Machado, oficinas práticas onde os seus participantes estão se atualizando no uso, manuseio e ainda as novas técnicas de instrumentos musicais. As aulas acontecem no Espaço Social Sonho Meu, da Fundação JICRED, bairro Jardim das Seringueiras, em Ji-Paraná.

Os alunos, que estão se preparando para monitoria, auxiliam os professores do Painel. O coordenador das atividades e professor, maestro Rafael Fontinele, disse que o grupo é composto por 70 integrantes. “Estamos preparando a Orquestra Jovem A e B (crianças abaixo de 12 anos) para sua apresentação. Há três fases de estudo: Elementar, Consolidação e Técnico Avançado. Devemos trabalhar por etapa, de acordo com a idade de cada participante. Os formandos em monitoria estão atuando em sala sobre a supervisão dos professores”.

Kaio Jarbson Araújo, 14 anos, é um dos participantes e integra o grupo de músicos há um ano. Ele começou tocando instrumentos em sua Igreja e para se aperfeiçoar recebeu incentivos da família. “A minha presença (no projeto) tem sido interessante, pois ajuda com oportunidades e melhorar socialmente. São vários reconhecimentos pelo que faço aqui. Novos projetos estão sendo aguardados para aplicação em breve. Participar é uma escolha perfeita”, relatou.

Entre as ações do Painel estão oficinais de técnicas de como atuar em sala de aula, organização de material, planejamento de aulas, capacitá-los ainda mais para o mercado de trabalho, considerado árduo, entre outras.

AGENDA

Nesta sexta-feira, às 19h, será realizado o encerramento com a apresentação da Orquestra A e B, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, localizada na rua T-14 aberta à comunidade.

PROJETO

A realização é do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Cultura (Minc), com o apoio da Fundação JICRED.

Fonte:  Etiene Gonçalves
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento