Terça-feira, 30 de setembro de 2008 - 16h32
Padre Franco (PT), de Cacoal, está marcado para morrer se não renunciar candidatura a prefeito.
CHICO ARAÚJO
chicoaraujo@agenciaamazonia.com.br
BRASÍLIA — As eleições no interior de Rondônia tomaram um rumo preocupante. Às vésperas das eleições, os candidatos favoritos estão marcados para morrer. É o caso do Padre Franco Vialetto (PT), de Cacoal, que vem recebendo ameaças de morte caso não desista de sua candidatura a prefeito até o dia 3 de outubro.
A ameaça veio por meio de uma carta deixada no comitê de campanha de Franco. Padre Franco vive em Cacoal desde 1973. Devido ao seu trabalho incansável em defesa dos pobres e marginalizados, o padre se tornou forte liderança política. Nas eleições deste ano decidiu disputar a prefeitura da cidade.
Candidatos também são alvos de ameaças em Teixeiropolis, Buritis, Cujubim e Vale do Anari. Em Teixeirópolis três militares petistas, entre os quais um vereador, foram assassinados e as ameaças ao atual prefeito Toninho Zotesso (PT) continuam intensas. No distrito de Rondon Minas, em Ouro Preto D’Oeste, dez veículos de uma caravana da senadora Fátima Cleide (PT-RO) e do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) tiveram os pneus furados.
Em Buritis carros foram queimados e houve tentativa de invasão da residência do candidato Professor Léo.
O clima tenso levou o presidente do PT em Rondônia, Tácito Pereira, pedir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) medidas no sentido de garantir a integridade física dos candidatos do partido. Ontem, Pereira visitou o presidente do TRE, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi, e o delegado Gustavo Gatto, responsável pela segurança das eleições.
Cópia da carta com ameaças ao Padre Franco, de Cacoal, e indícios de compra de votos em outras cidades, foram entregues ao desembargador. Pereira pediu a Sbarzi a entrada da Polícia Federal nas investigações das ameaças.
A direção do PT de Rondônia também está preocupada com a compra de votos em diversas cidades do Estado. De acordo com Pereira, a compra se dá através do fornecimento de combustível, remédios, consultas médicas, cestas básicas e até mesmo dinheiro em espécie.
Fátima Cleide anunciou que pedirá à direção da PF o envio de mais agentes para Rondônia. A senadora admite que, se necessário, recorrerá ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para pedir o envio da Força Nacional de Segurança a seu Estado. Para ela, o reforço policial em Rondônia é de fundamental importância para combater a corrupção eleitoral.
Fonte: Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade
A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)