Quarta-feira, 14 de março de 2012 - 15h10
Nesta quinta-feira (15), o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, e o superintendente regional do Incra em Rondônia, Luis Flávio Carvalho Ribeiro, se reúnem na Câmara de Vereadores de Vilhena, a partir de 9h30, com agricultores, proprietários de imóveis rurais, movimentos sociais e instituições para tratar dos conflitos agrários da região.
Na pauta estão previstos a mediação ou solução de conflitos das áreas Gleba Iquê, fazenda Rio do Ouro e acampamento Barro Branco, projeto São Francisco, Projeto de Assentamento Águas Claras, fazendas Dois Pingüins, Riacho Doce e Vale Mãe D’ Água, a negociação para o cumprimento de ordem judicial de reintegração de posse na fazenda Arrobas e acampamento Canaã, a verificação do andamento dos inquéritos policiais agrários e a segurança física de pessoas ameaçadas. A ocupação da Floresta Nacional de Bom Futuro será discutida no dia 16 (sexta-feira).
Quanto ao Incra, serão tratados os conflitos agrários envolvendo os movimentos sociais rurais que demandam providências do órgão na execução do programa de reforma agrária no estado. De acordo com a ouvidoria agrária regional, existem atualmente 42 acampamentos de trabalhadores rurais sem terra no estado, com aproximadamente quatro mil famílias.
O ouvidor agrário nacional destacou a importância desse momento lembrando que nos últimos 11 anos morreram 28 pessoas nos conflitos agrários da zona rural de Rondônia. Ele enfatizou que para avançar na solução desses problemas é fundamental que os movimentos sociais respeitem o estado democrático de direito, sob pena inclusive dos infratores serem excluídos do programa de reforma agrária do governo federal. E quanto aos proprietários rurais, o ouvidor advertiu que, se não houver o aproveitamento racional da terra, a utilização adequada dos recursos naturais e respeito à legislação trabalhista, estarão sujeitos às sanções da lei.
Fonte: Jeanne Machado
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho
A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados
A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)