Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ouro Preto: Confúcio mantém no cargo algoz dos professores



Como diz o ditado que palavra de político não se deve levar a sério o governador Confúcio Moura (PMDB) contrariando a classe de professores manteve no cargo de representante da Secretaria Estadual de Educação em Ouro Preto do Oeste, Débora Messias, considerada algoz da classe no município. A permanência da professora a frente da REN desagradou a classe que durante a campanha eleitoral não se curvou as ameaças do grupo político do senador diplomado Ivo Cassol (PP) que fazia pressão nos professores para aderirem a campanha do então candidato João Cahulla (PPS).

A professora Débora Messias foi uma das coordenadoras de grupo que tinha a missão de empunhar a bandeira de Ivo Cassol e João Cahulla. Revoltado com esta situação na época um grupo de professores resolveram desafiar e enfrentaram as ameaças vindas do então grupo governista e passaram a apoiar a candidatura do candidato peemedebista Confúcio Moura.

Passado o processo eleitoral a expectativa era que o agora eleito governador Confúcio Moura fizesse as mudanças na área educacional, mas o discurso mudou após a posse do mesmo que manteve no cargo de representante da SEDUC no município uma das pessoas que tinha sido algoz da classe. A decisão que segundo uma fonte ligada ao governo do estado tinha partido do secretario estadual de Educação o engenheiro eletrônico Jorge Elarrat que achou melhor não fazer mudança nas RENs desagradou à classe que promete um protesto democrático contra uma atitude no mínimo deselegante com quem apoiou o governador Confúcio Moura.

A permanência da professora Débora Messias pode está condicionada a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado – ALE/RO que marcada para o dia primeiro de fevereiro. Segundo se especula o governador Confúcio Moura teria recebido um pedido de um dos dois deputados estaduais diplomados da região (Jaques Testoni e Marcelino Tenório) para que a professora se mantesse no cargo e para isso o candidato do governador a presidente da ALE/RO teria o apoio do deputado que não teve o seu nome revelado.

A reportagem procurou os dois deputados para comentarem a respeito do assunto e apenas o deputado estadual diplomado Marcelino Tenório (PRP) que se encontra viajando com a família no Nordeste foi localizado e negou que tenha feito qualquer pedido ao governador condicionando o seu voto e acrescentou “Não me passaria a fazer um pedido desta natureza ao Senhor governador (Confúcio Moura) fui eleito não para representar uma pessoa e sim a população do meu estado e os cargos são de livre escolha do governador e seu grupo político”, Marcelino que lembrou não fez parte do grupo que apoio Confúcio Moura na campanha eleitoral de 2010.

Fonte: Alexandre Araujo / ouropretoonline.com
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcha para Jesus acontece neste sábado (4) em Porto Velho

Marcha para Jesus acontece neste sábado (4) em Porto Velho

Um dos eventos evangélicos mais tradicionais da capital rondoniense está se aproximando. Neste sábado (04), organizadores do evento esperam receber mi

Ação integrada fortalece atendimento à população rural de Porto Velho

Ação integrada fortalece atendimento à população rural de Porto Velho

Levar o poder público para mais perto de quem vive no campo tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Porto Velho. Com esse objetivo, uma grande a

Dança e atividade física movimentam a Rua do Hexa em Porto Velho

Dança e atividade física movimentam a Rua do Hexa em Porto Velho

O fim de tarde na Rua do Hexa ganhou um ritmo diferente na última quarta-feira (1º). Antes mesmo do início da aula de dança, o socioeducador Dean Cost

Léo Moraes garante quase R$ 17 milhões para a construção de quatro creches

Léo Moraes garante quase R$ 17 milhões para a construção de quatro creches

Transformar compromissos em ações concretas tem sido uma das marcas da gestão do prefeito Léo Moraes e um dos principais desafios assumidos desde o

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)