Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 11h21
O município de Machadinho do Oeste vive a expectativa do início da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, no rio Machadinho. O pico da obra vai reunir cerca de 3.500 mil operários, o que deve alterar completamente o panorama local. Para fazer frente ao impacto social que os moradores enfrentarão, o prefeito Mário Alves, o Marinho da Caerd, conta com as intervenções do governo estadual, que tem diversas frentes de obras.
“Vamos preparar o município para minimizar, da melhor forma possível, os problemas que teremos antes e durante as obras. Mas sabemos que tudo será recompensado posteriormente”, prevê o prefeito.
A usina, que será construída na Cachoeira 2 de Novembro, é uma obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A hidrelétrica terá potência instalada de 350 megawatts e capacidade para gerar 192 MW de energia elétrica. Ainda não há data prevista para o leilão.
Machadinho do Oeste está localizado a 400 quilômetros de Porto Velho. Tem limites com os municípios de Ariquemes, Cujubim, Vale do Anari, Humaitá (AM), Novo Aripuanã e Colniza, ambos de Mato Grosso.
O prefeito explicou que a ponte do rio Machadinho está em execução através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As cabeceiras estão prontas e falta apenas a montagem final, que deve ser concluída antes que inicie novamente o período de chuvas.
Entre outras obras, o DER também atua na execução de 20 quilômetros de asfalto. Marinho lembra que há um projeto pronto para a construção do Centro de Esportes e Lazer (Cedel) no município. Os recursos estão assegurados.
Também está adiantado o asfaltamento do trecho entre o distrito de 5º BEC e o município de Ariquemes. “Também recebemos recursos destinados, através de emendas parlamentares, para as obras de tapa-buracos nas ruas. O dinheiro é liberado pelo governo do Estado”, esclareceu o prefeito.
CRIMINALIDADE
Até pouco tempo, a sede do município era alvo de assaltantes de bancos, que aproveitavam a variedade de limites para escapar da ação policial. A situação está melhor agora, segundo o prefeito. A incidência de pequenos delitos, como furtos, se sobressai. Os roubos a bancos cessaram. Isso porque o 4º Pelotão da Polícia Militar destaca um contingente exclusivo para fiscalizar a região onde estão as duas agências bancárias, casas lotéricas e o banco postal dos Correios.
Marinho da Caerd destaca que o sistema de videomonitoramento inaugurado na semana passada pelo governador Confúcio Moura é um reforço substancial na segurança pública e será ainda mais útil quando as obras da hidrelétrica de Tabajara estiverem em andamento. É que nesta fase, a densidade populacional estará elevada.
De acordo com o prefeito, o videomonitoramento vai aumentar a sensação de segurança na população. “Será um fator inibidor aos criminosos, além de favorecer o trabalho das forças policiais”, argumentou.
A taxa de homicídios no município, ainda segundo Marinho da Caerd, caiu nos últimos meses, como também a de outros crimes. Esse resultado está relacionado ao fato de que, antes, a polícia rondoniense tinha que atuar também nas ocorrências do município de Colniza, em Mato Grosso, que está mais próximo de Machadinho. Agora, a polícia mato-grossense cuida de sua área a partir da divisa.
Para Marinho da Caerd, é uma vantagem ter um governador que já foi prefeito, e que entende como funcionam os municípios. “Temos uma parceria excelente com o governo. Confúcio Moura tem sido atencioso na cooperação. Esta é a chave para a manutenção das obras”, atestou Marinho.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Um passo importante para reforçar o compromisso da gestão municipal, em especial com pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Porto Vel
Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho
Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n