Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB Jaru alerta para risco de crescimento da violência


As notícias sobre a onda de criminalidade nas cidades de Ariquemes e Buritis, motivada pela ausência de policiamento ostensivo, estão refletindo em outros municípios e gerando preocupação da sociedade. A declaração é do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Jaru, Mário Roberto Pereira de Souza, alertando para o aumento da violência na cidade. “Há tempos estamos alertando as autoridades para o problema da segurança em Jaru, mas agora vejo que o que já era ruim pode ficar pior”, afirma o advogado.

Apesar dos homens da Polícia Militar não terem aderido ainda ao movimento grevista da corporação, Mário Roberto lembra que nesta terça, quando a Polícia Civil fez uma paralisação de advertência por 24 horas, treze pessoas foram presas após roubarem um estabelecimento comercial. Segundo o presidente da subseção da OAB de Jaru, isso é o reflexo da notícia de paralisação da polícia. “Quando sabe que não terá de enfrentar a polícia, o meliante se sente mais à vontade para agir”, afirma Mário Roberto, cobrando mais responsabilidade do Estado para com a segurança pública.

No documento que encaminhou à seccional Rondônia da OAB, o presidente da OAB Jaru relata os problemas estruturais que acomete a segurança pública no município e cobra providências. Mário Roberto lembra, por exemplo, que o Estado vem adiando perigosamente a construção de um novo presídio em Jaru, posto que a situação estrutural da atual casa de detenção é calamitosa. O problema é tão grave, segundo o advogado, que caso haja uma revolta dos presos, a cidade pode viver uma tragédia que pode e deve ser evitada.

Em Ariquemes

Já o presidente da OAB Ariquemes, advogado, Alex Sarkis, assegura que o clima na cidade é de apreensão. Segundo ele, com a chegada de um pequeno contingente da Força Nacional, alguns comerciantes se sentiram mais seguros para abrir suas lojas. Outros, no entanto, ainda estão receosos, dado a violência empregada pelos bandidos durante assalto a uma joalheira no início da semana, com a execução de uma pessoa inocente.

Alex Sarkis voltou a destacar a necessidade de abertura de diálogo entre o Governo e as lideranças dos policiais para evitar que o clima se acirre ainda mais, ‘trazendo enormes prejuízos para o estado e, o mais grave, para a sociedade com perdas de vida, como assistimos essa semana em nossa cidade”.

Fonte: OAB-RO

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam