Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB Jaru alerta para risco de crescimento da violência


As notícias sobre a onda de criminalidade nas cidades de Ariquemes e Buritis, motivada pela ausência de policiamento ostensivo, estão refletindo em outros municípios e gerando preocupação da sociedade. A declaração é do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Jaru, Mário Roberto Pereira de Souza, alertando para o aumento da violência na cidade. “Há tempos estamos alertando as autoridades para o problema da segurança em Jaru, mas agora vejo que o que já era ruim pode ficar pior”, afirma o advogado.

Apesar dos homens da Polícia Militar não terem aderido ainda ao movimento grevista da corporação, Mário Roberto lembra que nesta terça, quando a Polícia Civil fez uma paralisação de advertência por 24 horas, treze pessoas foram presas após roubarem um estabelecimento comercial. Segundo o presidente da subseção da OAB de Jaru, isso é o reflexo da notícia de paralisação da polícia. “Quando sabe que não terá de enfrentar a polícia, o meliante se sente mais à vontade para agir”, afirma Mário Roberto, cobrando mais responsabilidade do Estado para com a segurança pública.

No documento que encaminhou à seccional Rondônia da OAB, o presidente da OAB Jaru relata os problemas estruturais que acomete a segurança pública no município e cobra providências. Mário Roberto lembra, por exemplo, que o Estado vem adiando perigosamente a construção de um novo presídio em Jaru, posto que a situação estrutural da atual casa de detenção é calamitosa. O problema é tão grave, segundo o advogado, que caso haja uma revolta dos presos, a cidade pode viver uma tragédia que pode e deve ser evitada.

Em Ariquemes

Já o presidente da OAB Ariquemes, advogado, Alex Sarkis, assegura que o clima na cidade é de apreensão. Segundo ele, com a chegada de um pequeno contingente da Força Nacional, alguns comerciantes se sentiram mais seguros para abrir suas lojas. Outros, no entanto, ainda estão receosos, dado a violência empregada pelos bandidos durante assalto a uma joalheira no início da semana, com a execução de uma pessoa inocente.

Alex Sarkis voltou a destacar a necessidade de abertura de diálogo entre o Governo e as lideranças dos policiais para evitar que o clima se acirre ainda mais, ‘trazendo enormes prejuízos para o estado e, o mais grave, para a sociedade com perdas de vida, como assistimos essa semana em nossa cidade”.

Fonte: OAB-RO

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)