Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 - 05h42
Desabrigados pela enchente saem de casa e lotam ginásio em Ji-Paraná
A enchente em Ji-Paraná piora a cada dia. O nível do rio Machado subiu só ontem, mais de meio metro, inundando até 500 metros de cada lado do leito. O Corpo de Bombeiros já retirou mais de 100 pessoas das áreas alagadas.
Daniel Panobianco O nível do rio Machado não para de subir. Somente nas últimas 24 horas, o mesmo que estava em 10,71 metros saltou para 11,25 metros no começo da madrugada desta quarta-feira (25). Uma elevação de 54 centímetros, de acordo com dados oficiais da ANA (Agência Nacional de Águas), que dispõe de uma estação telemétrica na cidade. Parece o mínimo de aumento, mas devido ao relevo pouco acidentado, meio metro de água já resultou em alagamentos distantes até 500 metros ao leito do rio.
O bairro Duque de Caxias é o mais atingido. Quase 150 casas já estão completamente alagadas. Nos bairros Urupá e São Francisco, famílias estão retirando os pertences de dentro de casa e levando para casa de amigos e familiares.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mais de 100 pessoas pediram auxilio para sair de casa somente nas últimas 24 horas. Um plano de contingência foi montado juntamente com a COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), para levar os desabrigados até o ginásio de esportes "Gerivaldão", que fica no centro da cidade.
Ainda segundo os Bombeiros, devido à cheia significativa, todas as viaturas que compõem o batalhão de Ji-Paraná, foram remanejadas para outro local, pois o rio Machado já está inundando o prédio, bem como toda a região do "Complexo Beira Rio", ponto de referência na cidade, usado, principalmente, pela população para a prática de atividade física e realização de eventos, como shows e encontros. Toda esta área está sendo tomada pela água. Na Rua, Tenente Antonio João, que fica na mesma localidade, o volume de água já está em meio metro, impossibilitando o tráfego de veículos na região.
Outras tantas ruas nos bairros atingidos já não comportam mais o tráfego de veículos e pessoas a pé. Em algumas casas, só se chega ou sai, de barco.
A enchente na cidade, assim com adiantado pelo De olho no tempo, pode ser mais grave que a de 2005, quando 510 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas.
O nível do rio deverá continuar subindo, pelo menos, até sexta-feira, mesmo que a chuva cesse. Dados de outras estações entre Vilhena e Pimenta Bueno, revelam que o nível da água aumentou muito de ontem para hoje, o que indica que, em Ji-Paraná, a enchente deve se agravar.
Os demais rios afluentes, como o Barão de Melgaço, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Muqui e Urupá, estão acima do considerado normal, já alagando estradas, fazendas e comunidades ribeirinhas.
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)