Domingo, 23 de julho de 2006 - 13h24
O secretário Antônio Ocampo reuniu os dirigentes dos Bois Malhadinho e Flor do Campo na noite da última segunda feira na sede da Fundação Cultural e Turística doe Guajará Mirim Funcetur, gentilmente cedida pelo presidente Ricardo Bartholo. Na oportunidade, Ocampo apresentou o projeto arquitetônico do Bumbódromo que por sugestão dos técnicos do DEVOP deve ser modificado em virtude da mudança do local. "Os responsáveis pela planta do Bumbódromo fizeram tudo quase perfeito, só esqueceram de falar com a dona do terreno a UNIR. É como marcar o casamento sem que a noiva saiba", informou Ocampo. Agora o projeto passa a ser adaptado para uma área que envolve parte do Estádio Paulo Saldanha. "Se a gente correr atrás, creio que em três meses os técnicos do DEVOP nos entregam o novo projeto e se tudo correr bem, antes do final do ano a obra será iniciada".
O Secretário da Secel informou aos folcloristas da Pérola do Mamoré que, "Os recursos devem ser depositado na conta da Ecoporé entidade que coordena o Festival Folclórico de Guajará até amanhã".
O Festival Folclórico de Guajará Mirim que reúne os Bois-Bumbás Malhadinho X Flor do Campo, faz com que a cidade passe a adotar apenas duas cores, a Azul do boi Malhadinho e a Vermelha do boi Flor do Campo. "Guardada as devidas proporções, é como se fosse Parintins de Garantido e Caprichoso", compara o presidente da Funcertur Ricardo Bartholo.
O Festival deste ano acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, no Espaço da Policia Militar Cia. de Guajará Mirim. Nossa reportagem esteve nos currais dos dois bumbás onde apreciou os ensaios técnicos e visitou os barracões de fantasias.
Na sede do Flor do Campo no bairro Tamandaré fomos recebidos pela dona Georgina e seu Mário, além dos diretores Francisco Rodrigues, Nilva e Nínive Duran e recepcionados pelo levantador de toada Beto do Cavaco. O ensaio técnico mostrou a coreografia das tribos e dos personagens que estarão na arena da PM nos dias 11 e 13 de agosto. O tema do bumbá 2006 é "Flor do Campo 25 Anos de Cultura, Lendas e Rituais" e vai contar com aproximadamente 400 brincantes, entre Marujada comandada pelo Mestre Miguel Arcanjo, Sinhazinha da Fazenda Jemyline Freire de Lima, Cunhã Poranga Tamires Duran e o Pajé Castro Alves além de todos dos demais personagens que compõem a brincadeira. "Vamos em busca do título que jamais deveria ter saído da nossa sede", disse dona Georgina.
No Barracão do Malhadinho a recepção ficou por conta do levantador Tane Melhem; Presidente Leo Muniz; Francisco Mendes o Sula; Maria do Socorro Cruz; Cleiton vice-presidente e Pajéque também é o responsável pela criação dos cocás e costeiros das tribos. Com o tema "Malhadinho 20 anos de Cultura e Tradição em Festa Junina" o grupo espera conquistar o tri campeonato consecutivo, colocando na arena aproximadamente 500 brincantes, entre Marujada e personagens como a Cunhã Poranga Thennyffer Mendes; Sinhazinha da Fazenda Nayara França e Porta Estandarte Eriane. "Vamos mostrar que o Malhadinho não precisa trocar de nome, pra mostrar trabalho", declara o Pajé Cleiton.
Fonte: Sílvio Santos
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)