Porto Velho (RO) sábado, 31 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

O Duelo da Fronteira começa a pegar fogo entre os Bois Bumbás de Guajará Mirim


O secretário Antônio Ocampo reuniu os dirigentes dos Bois Malhadinho e Flor do Campo na noite da última segunda feira na sede da Fundação Cultural e Turística doe Guajará Mirim – Funcetur, gentilmente cedida pelo presidente Ricardo Bartholo. Na oportunidade, Ocampo apresentou o projeto arquitetônico do Bumbódromo que por sugestão dos técnicos do DEVOP deve ser modificado em virtude da mudança do local. "Os responsáveis pela planta do Bumbódromo fizeram tudo quase perfeito, só esqueceram de falar com a dona do terreno a UNIR. É como marcar o casamento sem que a noiva saiba", informou Ocampo. Agora o projeto passa a ser adaptado para uma área que envolve parte do Estádio Paulo Saldanha. "Se a gente correr atrás, creio que em três meses os técnicos do DEVOP nos entregam o novo projeto e se tudo correr bem, antes do final do ano a obra será iniciada".

O Secretário da Secel informou aos folcloristas da Pérola do Mamoré que, "Os recursos devem ser depositado na conta da Ecoporé entidade que coordena o Festival Folclórico de Guajará até amanhã".

O Festival Folclórico de Guajará Mirim que reúne os Bois-Bumbás Malhadinho X Flor do Campo, faz com que a cidade passe a adotar apenas duas cores, a Azul do boi Malhadinho e a Vermelha do boi Flor do Campo. "Guardada as devidas proporções, é como se fosse Parintins de Garantido e Caprichoso", compara o presidente da Funcertur Ricardo Bartholo.

O Festival deste ano acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, no Espaço da Policia Militar Cia. de Guajará Mirim. Nossa reportagem esteve nos currais dos dois bumbás onde apreciou os ensaios técnicos e visitou os barracões de fantasias.

Na sede do Flor do Campo no bairro Tamandaré fomos recebidos pela dona Georgina e seu Mário, além dos diretores Francisco Rodrigues, Nilva e Nínive Duran e recepcionados pelo levantador de toada Beto do Cavaco. O ensaio técnico mostrou a coreografia das tribos e dos personagens que estarão na arena da PM nos dias 11 e 13 de agosto. O tema do bumbá 2006 é "Flor do Campo 25 Anos de Cultura, Lendas e Rituais" e vai contar com aproximadamente 400 brincantes, entre Marujada comandada pelo Mestre Miguel Arcanjo, Sinhazinha da Fazenda Jemyline Freire de Lima, Cunhã Poranga Tamires Duran e o Pajé Castro Alves além de todos dos demais personagens que compõem a brincadeira. "Vamos em busca do título que jamais deveria ter saído da nossa sede", disse dona Georgina.

No Barracão do Malhadinho a recepção ficou por conta do levantador Tane Melhem; Presidente Leo Muniz; Francisco Mendes o Sula; Maria do Socorro Cruz; Cleiton vice-presidente e Pajéque também é o responsável pela criação dos cocás e costeiros das tribos. Com o tema "Malhadinho 20 anos de Cultura e Tradição em Festa Junina" o grupo espera conquistar o tri campeonato consecutivo, colocando na arena aproximadamente 500 brincantes, entre Marujada e personagens como a Cunhã Poranga Thennyffer Mendes; Sinhazinha da Fazenda Nayara França e Porta Estandarte Eriane. "Vamos mostrar que o Malhadinho não precisa trocar de nome, pra mostrar trabalho", declara o Pajé Cleiton.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho parabeniza trabalhadores e cita motivos para comemorar a data

Prefeitura de Porto Velho parabeniza trabalhadores e cita motivos para comemorar a data

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Geral de Governo (SGG), parabeniza a todos os servidores municipais pela passagem do seu dia, co

Centro de Convivência do Idoso de Rolim de Moura terá piscina e paisagismo

Centro de Convivência do Idoso de Rolim de Moura terá piscina e paisagismo

A secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) Carla Schock informou que o Centro de Convivência do Idoso (CCI) terá pi

Prefeitura inicia translado de ônibus que transportarão alunos zona rural

Prefeitura inicia translado de ônibus que transportarão alunos zona rural

A Prefeitura de Porto Velho iniciou o translado dos ônibus que farão o transporte escolar dos alunos da zona rural matriculados na rede municipal de

Lei Aldir Blanc - Prefeitura de Porto Velho amplia prazo para documentação e interposição de recursos aos processos

Lei Aldir Blanc - Prefeitura de Porto Velho amplia prazo para documentação e interposição de recursos aos processos

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), informa que publicou na última semana a listagem com os resu