Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Novas regras inviabilizam financiamentos em Ji-Paraná



O vereador Marcos Rogério (PDT) criticou as mudanças impostas pela Caixa econômica Federal nas regras para obtenção de financiamento habitacional para mutuários que se enquadram no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Com as novas regras os financiamentos serão liberados somente em locais com ruas pavimentadas.

Marcos Rogério informou que dsde a última segunda-feira (14), está em vigor uma nova exigência da Caixa Econômica Federal (CEF) com relação ao financiamento de imóveis no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a instituição financeira, imóveis prontos, cuja produção não tenha sido financiada pela CEF, só terão aporte financeiro liberado via o Minha Casa, Minha vida se estiverem localizados em vias pavimentadas.

Por meio de nota, a CEF declarou que "o objetivo da alteração, além de dar tratamento igualitário a todas unidades financiadas no âmbito do Programa Federal, teve também a função de preservar a qualidade e as condições de habitabilidade dos imóveis, resguardando os interesses das famílias que adquirem essas moradias".

Entretanto, o vereador afirma que a exigência é contraditória à idéia original do Programa e está muito aquém da realidade dos municípios de Rondônia.

“O Minha Casa, Minha Vida é destinado a cidadãos de baixo poder aquisitivo, que se enquadram na faixa de renda de até 3 salários mínimos, devendo ainda comprometer-se até 10% da renda durante dez anos para o pagamento das prestações. Como essas pessoas conseguirão imóveis em ruas pavimentadas em valores de até R$ 80 mil?

È uma missão impossível para nossa realidade imobiliária”, criticou Marcos.

O legislador disse que irá mobilizar a bancada federal para que interceda junto a Caixa Econômica Federal visando a revisão dessas exigências para Rondônia


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)